Saúde

Moleira do Bebê – Cuidados

Moleira do Bebê é o espaço entre os ossos alto da cabeça da criança e é necessária para o desenvolvimento do cérebro. Normalmente ela se fecha aproximadamente entre 1 ano e seis meses.

Moleira do Bebê - Cuidados

Cuidados Com a Moleira do Bebê

A moleira tem como objetivo primeiro permitir que a caixa craniana do bebê se contraia na hora do parto, para facilitar a passagem de sua cabeça pelo canal vaginal e depois permitir o crescimento do cérebro. Durante esse período, a cabeça cresce até a metade do tamanho que vai ter na vida adulta.  Se ela fechar antes de um ano, é preciso procurar um pediatra para que ele possa avaliar se é necessário uma visita ao neurologista, que dirá as causas e se é preciso uma cirurgia para abrir espaço para o crescimento do crânio.

Moleira do Bebê - Cuidados

Ainda que não cause grandes problemas usar as faixas de cabeça e outros enfeites de cabelo precisam ser vistos com cuidado e de maneira moderada na moleira do bebê já que alguns nervos podem ser comprimidos pelos enfeites. Se houver qualquer sinal de desconforto, como marcas, mudança de coloração na pele, irritabilidade ou tosse, seu uso deve ser suspenso.

Moleira do Bebê - Cuidados

A moleira é uma membrana fibrosa, como uma pele, coberta pelo couro cabeludo e ela não deve ser apertada. Caso perceber a pulsação do bebê na moleira isto é resultado da pressão arterial no cérebro, não se assuste, pois é normal, principalmente quando a criança chora muito. Só se preocupe se o batimento for muito forte e o bebê apresentar outros sintomas como febre, por exemplo. Em dias quentes ela pode ficar um pouco rebaixada. É muito rara a moleira se levantar o que pode sinalizar aumento da pressão craniana e indicar infecção ou problema metabólico neste caso procure imediatamente ajuda médica.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A moleira do bebê é frágil e delicada precisa de cuidados e atenção! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.