Saúde e Beleza

Milium Sebáceo na Pele – Tipos e Causas

Milium Sebáceo na Pele é uma espécie de cisto sebáceo formado por queratinas e não por sebos como sugere o nome. São pequenas lesões amareladas ou esbranquiçadas e que ficam localizadas mais frequentemente no rosto, principalmente na área dos olhos.

Milium Sebáceo na Pele - Tipos e Causas

Tipos de Milium Sebáceo na Pele

É um tipo de cisto sebáceo e, apesar do nome, esses cistos não são formados por sebos e sim por queratina, os milium são pequenas lesões amareladas ou esbranquiçadas superficiais, localizadas frequentemente na rosto e, principalmente, ao redor dos olhos. Em alguns casos o milium pode atingir tamanhos maiores. Ele aparece em duas formas clínicas: milium primário e milium secundário:

Milium primário: acontece normalmente nos recém nascido, na região da face, principalmente no nariz. Aparece em aproximadamente 50% dos recém nascidos, e somem em alguns dias;

Milium Sebáceo na Pele - Tipos e Causas

Milium secundário: pode aparecer em qualquer parte do corpo, também após traumas e em muitas doenças de pele, incluindo o penfigóide bolhoso, epidermólise bolhosa, líquen plano bolhoso, a porfiria cutânea tarda e queimadura.

Causas do Milium Sebáceo na Pele

O milium acontece por causa da  proliferação de células da epiderme dentro da derme, o que pode ter como causa uma tendência genética ou um processo de cicatrização local. Por isso mesmo, ele pode aparecer em cicatrizes, após tratamentos de dermoabrasão onde a pele é lixada e desgastada ou mesmo tratamentos que utilizam o laser. Eles podem ser únicos ou múltiplos, aparecendo em diversas regiões da pele. São lesões totalmente benignas, mas algumas podem crescer bastante.

Milium Sebáceo na Pele - Tipos e Causas

O tratamento para o milium secundário é cirúrgico, dependendo da lesão é feita uma incisão e a drenagem do conteúdo do cisto, alguns médicos utilizam também produtos cáusticos para retirar o cisto. É bom lembrar que estes tipos de procedimentos devem ser realizados apenas por médicos especializados e não existe nenhum creme que retire essas lesões da pele.

Abaixo compartilhamos dicas para evitar o aparecimento:

-Nunca use creme com substancias ativas, sem serem prescritas pelo seu médico;
-Evite Utilizar cremes hidratantes muito oleosos;
-Use filtro solar indicado para o seu tipo de pele;
-Utilize somente esfoliantes suaves;
– Remova sempre a maquiagem, e limpe o rosto pelo menos duas vezes ao dia.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria!! Milium Sebáceo pode acontecer em qualquer tipo de pele por isso e importante fazer a prevenção Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • milium

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.