Saúde

Lentes Com Sensores Que Medem o Diabetes – Em Teste

Lentes Com Sensores Que Medem o Diabetes através da análise da lágrima do paciente, elas são capazes de monitorar o nível de açúcar ou a quantidade de ácido úrico em seu sangue. A pesquisa foi publicada recentemente no periódico cientifico da American Chemical Society.

Lentes Com Sensores Que Medem o Diabetes – Em Teste

Em Teste Lentes Com Sensores Que Medem o Diabetes

O equipamento ainda está em fase de testes, mas deve chegar ao mercado com um valor bem menor que os procedimentos comuns. Os sensores são colocados em uma lente de contato comum e transparente. Eles conseguem monitorar os sinais biológicos  como a glicemia e ácido úrico do paciente por meio da análise de suas lágrimas. O Engenheiro americano Gregory Herman da Universidade do Estado do Oregon que é um dos pesquisadores do estudo comentou: “Nosso objetivo é detectar os biomarcadores nas lágrimas e não no sangue do paciente, o que torna a tecnologia muito menos invasiva”.

Lentes Com Sensores Que Medem o Diabetes – Em Teste

Segundo o cientista os sensores das lentes possuem uma enzima sensível à glicose. Dessa maneira cada vez que o dispositivo está na presença de açúcar, sua enzima se modifica. Isso permite que os cientistas acompanhem os níveis de glicose dos pacientes apenas monitorando a lente. No começo a tecnologia foi estava sendo desenvolvida para aferir apenas as taxas de glicemia no sangue. Mas, as pesquisas se ampliaram para que o dispositivo também monitore outros sinais biológicos como ácido úrico, colesterol, dentre outros. “Durante as pesquisas, descobrimos também que podemos alterar a química do dispositivo para termos um sensor de ácido úrico, importante biomarcador de doenças renais”, explica o pesquisador.

As lentes ainda estão em fase de testes, mas, de acordo com o estudo, a tecnologia pode ser produzida em escala industrial desde que se consiga apoio das empresas. “Já estamos buscando colaborações com a iniciativa privada. Uma vez que conseguirmos tal apoio, acredito que as lentes e os sensores podem chegar ao mercado com rapidez e serão relativamente baratos”, antecipa o pesquisador.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Uma maneira menos invasiva de aferir o nível de açúcar em diabéticos! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.