Saúde

Clamídia – Causas, Sintomas e Tratamento

Clamídia é uma doença sexualmente transmissível DST e é uma das mais comuns ela pode ser silenciosa e pode afetar tanto homens quando mulheres e o seu tratamento e considerado simples. Entretanto se não receber o tratamento necessário pode vir a causar problemas mais graves de saúde.

Clamídia – Causas, Sintomas e Tratamento

Causas e Sintomas da Clamídia

Clamídia é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Ela pode ser transmitida através do contato sexual anal, oral ou vaginal e pode também ser congênita, isto é, pode ser passada de mãe para filho durante a gravidez. Manter relações sexuais desprotegidas é um dos principais fatores de risco para contaminação por clamídia. Independentemente do número de parceiros que uma pessoa venha a ter, o fator determinante para a transmissão dessa e de outras doenças sexualmente transmissíveis as conhecidas DSTs é a ausência de preservativo durante o ato sexual. Um em cada quatro homens com clamídia não apresentam sintomas, e somente cerca de 30% das mulheres infectadas manifestam os sinais típicos da doença.

Clamídia – Causas, Sintomas e Tratamento

No seu inicio a clamídia não costumam manifestar sintomas. Eles aparecem geralmente de uma a três semanas após a exposição à bactéria causadora da doença. Mesmo quando os sintomas se manifestam, eles são fracos e passageiros.

Abaixo compartilhamos os principais sinais de contaminação por clamídia:

– Ardência ao urinar;

– Dor abdominal;

– Corrimento vaginal;

– Corrimento peniano;

– Penetração dolorosa durante o ato sexual, no caso de mulheres;

– Sangramento intermenstrual e após a relação sexual;

– Dor nos testículos;

– Dor ou secreção retal;

– Sintomas de doença inflamatória pélvica.

Tratamento da Clamídia

Justamente por não apresentar sintomas no seu inicio em muitos casos, os adultos sexualmente ativos devem realizar exames periodicamente. É importante procurar um médico também se seu parceiro ou parceira descobrir que tem clamídia. O exame para detecção de clamídia é indicado para mulheres grávidas, jovens de até 25 anos e homens e mulheres que tenham tido vários parceiros ao longo dos últimos meses e  principalmente, para quem manteve relações sexuais sem o uso de preservativos.

Clamídia – Causas, Sintomas e Tratamento

Por ser causada por uma bactéria, o tratamento de clamídia é feito à base de antibióticos e somente o médico pode prescrever os remédios necessários indicando por quanto tempo deverá tomar o medicamento e quantas vezes ao dia.

Abaixo compartilhamos algumas complicações possíveis da Clamídia:

– Outras doenças sexualmente transmissíveis;

– Doença inflamatória pélvica;

– Epididimite;

– Inflamação na próstata;

– Contaminação de um recém-nascido, em caso de doença congênita;

– Infertilidade;

– Artrite reativa.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! É muito importante o uso de preservativo para manter sua saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.