Saúde

Chá da Raiz de Alcaçuz – Benefícios

Chá da Raiz de Alcaçuz pode ser usada para varias intenções  desde as culinárias como as fitoterápicas. A raiz de alcaçuz já foi comprovado cientificamente pode ser utilizada para tratamento de vários problemas de saúde inclusive problemas renais e hepáticos.

Chá da Raiz de Alcaçuz – Benefícios

Benefícios do Chá da Raiz de Alcaçuz

Muito doce da raiz ás folhas, o alcaçuz é uma planta com agradável sabor e aroma, seu nome científico é Glycyrrhiza glabra, pertence à família dos legumes. Rica em glicirrizina, uma propriedade adocicada e medicinal da erva. Sua  raiz quando na esta na forma de xarope, pode ser utilizado para fazer doces deliciosos como a bala de alcaçuz e a gelatina que são muito consumidos nos EUA. O doce de alcaçuz é recente no Brasil e já esta no gosto das crianças.

Chá da Raiz de Alcaçuz – Benefícios

A planta medicinal alcaçuz tem propriedades que fazem bem ao trato digestório, rins e até mesmo no auxilio do controle hormonal. A erva pode auxiliar com distúrbios também dos aparelhos respiratórios reduzindo crises de asma e amenizando sintomas em episódios de pneumonia.

Abaixo compartilhamos mais alguns benefícios do alcaçuz:

Anti-inflamatório por ser rica em flavonoides, a raiz de alcaçuz colabora para uma melhor recuperação de doenças inflamatórias. Atua de dentro para fora e é ativa também em inflamações da pele.

Reduz o Colesterol sendo muito boa para quem tem problemas de colesterol danoso acima do ideal, ela ajuda na redução natural dos índices de HDL e Triglicérides. Com propriedades altamente antioxidantes, ela atua no organismo prevenindo AVC, paradas cardíacas e o câncer.

Previne Úlceras protegendo o gastro intestinal, a erva serve para como uma proteção natural no estômago e ajuda na cicatrização de úlceras e gastrites de origem nervosa.

Diabetes sendo um adoçante natural sem glicose é excelente para quem tem problemas com diabetes. O chá de alcaçuz é extremamente benéfico e pode ser usado também como diurético. A propriedade amorfrutins existente na planta ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue beneficiando com uma vida normal para quem é resistente a insulina.

Chá da Raiz de Alcaçuz – Benefícios

Fígado o alcaçuz ajuda nos tratamentos de hepatites do tipo, A, B e C sua raiz é usada milenarmente no Japão para antecipar a recuperação do fígado contra a doença. Além disso, a planta também auxilia na redução de gordura acumulada no fígado como resultado de má alimentação ou propensão genética que causam grandes males a saúde.

Equilíbrio hormonal como contem substâncias flavonoides proporciona um maior equilíbrio dos hormônios secretados pela hipófise. Perfeita para  quem sofre com distúrbios menstruais ou de glândulas como a tireoide, por exemplo. Também eficaz em controlar sintomas de TPM e climatério.

A planta pode ser usada em chá de alcaçuz, extrato seco ou xarope para uso medicinal. Mas para uso domiciliar da erva e raiz, o mais comum é o chá de alcaçuz..

Para fazer o chá de alcaçuz basta ferver um litro de água filtrada. Após a fervura baixar o fogo e acrescentar 30g da raiz picada. Ferver por 10 minutos e abafar por mais 10. Essa quantia é suficiente para proporcionar um chá adoçado no ponto certo e ao mesmo tempo ricos em propriedades curativas. Coar o chá e consumir de duas a três xícaras ao dia. Aconselha-se a tomar uma pela manhã, e outras duas após as refeições principais do dia.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A raiz de alcaçuz traz muitos benefícios a saúde e pode ser tomada em forma de chá! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.