Saúde

Catarata Nos Olhos – Sintomas, Causas e Tratamento

Catarata Nos Olhos é uma opacidade do cristalino que é a lente natural dos olhos. Para quem têm catarata o resultado é uma visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Desta maneira fica muito difícil tarefas simples como  ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas com quem esta conversando.

Catarata Nos Olhos - Sintomas, Causas e Tratamento

Sintomas da Catarata Nos Olhos

Quando a catarata esta no início pode ser assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. Os sintomas de cataratas nos olhos ficam mais ou menos intensa, dependendo do grau de opacificação do cristalino. Os sintomas da catarata ocular são, normalmente, mais acentuados quanto maior for o nível de opacificação do cristalino.

Compartilhamos abaixo alguns dos sintomas da catarata nos olhos:

-Visão turva ou embaçada;

-Diminuição da sensibilidade às cores e ao contraste;

-Visão dupla num olho  chamada de diplopia monocular;

-Aumento da sensibilidade à luz chamada de fotofobia;

-Alteração frequente dos erros refrativos, com mudança frequente de óculos;

-Diminuição da visão noturna.

Causas da Catarata Nos Olhos

As causas da catarata podem ser muitas, entretanto a mais frequente é o processo natural de envelhecimento que acontece, normalmente, a partir dos 45 anos e o aparecimento de sintomas de hipovisão a partir dos 60 anos.

Catarata Nos Olhos - Sintomas, Causas e Tratamento

Compartilhamos abaixo algumas causas da catarata nos olhos:

– Envelhecimento a catarata pode estar ligada a à idade;

– Superexposição à radiação ultravioleta (UV), como da luz solar, cabines de bronzeamento ou solários;

– Diabetes, principalmente quando os níveis de açúcar no sangue estão acima da faixa de segurança. A doença descontrolada provoca alterações no olho que podem acabar provocando a catarata.

– Doença no interior do olho, tais como o glaucoma, retinite pigmentosa ou descolamento da retina;

– Uso prolongado de medicamentos esteroides;

– Raios-X frequentes ou tratamentos de focados na cabeça;

– Histórico familiar quando se pode herdar a tendência para desenvolver a catarata;

– Vitrectomia (remoção do gel vítreo do olho) em pessoas com mais de 50 anos de idade;

– Lesão ocular;

– Nascer com catarata.

Tratamento Para Catarata Nos Olhos

O único tratamento eficaz é a cirurgia que trata a perda de visão causada pela catarata. A cirurgia de catarata é um procedimento comum que envolve a remoção da lente turva do olho. A lente pode ser substituída por uma lente artificial, chamada implante de lente intraocular (LIO). Por vezes, uma LIO não é usada, e óculos ou lentes de contato podem equilibrar. Não é necessário esperar que a doença progrida para se recorrer a cirurgia, já aos  primeiros sintomas e o diagnóstico precoce, o paciente pode ser encaminhado para a cirurgia. Isso é importante para evitar o avanço da doença para complicações permanentes, além de manter a qualidade de vida do paciente. Mas existem pacientes com catarata que se dão muito bem com a ajuda de óculos, lentes de contato e outros auxílios visuais, podendo optar por não fazer a cirurgia.

Catarata Nos Olhos - Sintomas, Causas e Tratamento

Algumas vezes a catarata precisa ser removida devido a outra doença dos olhos, tais como a retinopatia diabética ou DMRI. Em alguns casos, a catarata tem de ser removida para que o oftalmologista possa tratar uma doença que esteja afetando a retina. O tratamento para em crianças dependem de como a doença está interferindo com o desenvolvimento da visão normal. A necessidade da cirurgia para um adulto depende do grau de perda de visão e se ela afeta a qualidade de vida do paciente.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A catarata requer tratamento e pode ser feita com facilidade! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • catarata nos olhos
  • Inicio catarata

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.