Saúde

Zumbido no Ouvido – Causas

Zumbido no ouvido é um barulho que se  escuta sem que exista uma fonte sonora. A Associação Americana de Zumbido-ATA, na sigla em inglês, vinte por cento das pessoas tem este tipo de problema. Os idosos acima dos setenta anos, este índice é de vinte e cinco por cento.

Zumbido no Ouvido  Causas

Causas Zumbido no Ouvido

O zumbido pode ser de vários tipos  agudos e graves, igual a barulhos como apito, chiado, cachoeira, panela de pressão, motor e grilo. O incômodo acontece após o indivíduo frequentar ambientes ruidosos, como festas e shows, que podem destruir as células do ouvido. Se o ruído permanecer durante o dia seguinte ao evento, é necessário procurar um médico. Segundo explica o médico Rinaldo Lopes de Melo, otorrinolaringologista do Hospital Norte D'Or, no Rio de Janeiro: "O zumbido costuma ser consequência da perda de audição. Ele é uma tentativa do sistema responsável pela audição em compensar a falta do estímulo que deveria estar presente".

Abaixo compartilhamos algumas causas do zumbido no ouvido:

Depressão: Ela causa zumbido porque altera os níveis dos neurotransmissores responsáveis pela audição. Neste caso um tratamento psicológico e psiquiátrico muitas vezes é fundamental no tratamento do zumbido. No inverno o zumbido desencadeia sintomas depressivos e é preciso fazer o tratamento precoce contra o problema auditivo ajudando a prevenir a depressão.

Zumbido no Ouvido -depres

Doenças cardiovasculares: Doenças cardiovasculares, como hipertensão e arteriosclerose, prejudicam a irrigação dos vasos sanguíneos do ouvido, com isso não chega os nutrientes suficientes às células da região desta maneira eles compensam a falta de estímulo auditivo com o zumbido.

Zumbido no Ouvido - s

Perda de audição: Ao se expor a lugares de barulhos intensos as células do ouvido ficam lesionadas e o sistema responsável pela audição precisa compensar a falta de estímulo auditivo com o zumbido.

Zumbido no Ouvido - Causas

Diabetes: O alto nível de insulina pode causar a perda de audição, por prejudicar os estímulos elétricos das vias neurais. São elas que enviam as informações do ouvido para o cérebro. Ter o diabetes controlado é fundamental para o zumbido não ocorrer nesse caso.

zumbido nos ouvido

Dores no pescoço: Dores na região do pescoço por causa de tensão ou ansiedade fazem com que o corpo libere substâncias estimulantes para diminuir o problema. Ao fazer isso  também estimula as vias auditivas provocando o zumbido. Fisioterapia e massagem são maneiras de diminuir essas dores e diminuir o risco de zumbido.

Zumbido no Ouvido - pescoço

Café: Ele é uma substância estimulante e a cafeína que contem no café e em chás,  pode aumentar a intensidade da atividade das células auditivas, lesionando-as e desencadeando o zumbido.

Zumbido no Ouvido . Causas

Cera: A cera acumulada nos ouvidos dificulta o trabalho das células auditivas.  Quando isto acontece remover o excesso de cera resolve o problema.

Zumbido no Ouvido - Caea

O tratamento pode diminuir o eliminar o problema vai depender da causa do zumbido e  da resposta de cada paciente. Um dos tratamentos mais comuns é a base de  medicamentos  vasodilatadores, anticonvulsivantes, ansiolíticos ou antidepressivos  ou o uso de aparelhos de amplificação sonora, estimulação magnética transcraniana e a chamada Tinnitus Retrainig Therapy (TRT), que tem por objetivo habituar  o paciente a conviver com o som a ponto de maneira a não percebe-lo. Em casos de depressão, a recomendação e o acompanhamento deve ser seguido por um médico.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Tomando os cuidados necessários é possível evitar o zumbido no ouvido!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.