Saúde

Zika Vírus – O Que é, Sintomas, Prevenção e Tratamento

Zika Vírus. MosquitoO Zika vírus é um espécime da família Flaviviridae e é transmitido aos seres humanos por mosquitos. Relacionada com outros flavivírus suportados patogênico vetor incluindo dengue, ligado à febre amarela, dengue no Nilo Ocidental e o vírus da encefalite japonesa. Sabemos que as doenças transmitidas por mosquitos tropicais originam de regiões tropicais e subtropicais, se tornando endêmicas em regiões como a África, Ásia e Américas causando a doença substancialmente em mais de um bilhão de pessoa no mundo.

No ano de 2007 o vírus Zika (Zika vírus – (ZIKV) apareceu em Yap Islando no sudoeste do Oceano Pacífico causando um surto leve da doença e esta foi a primeira vez que o Zika Vírus foi detectado fora da África e da Ásia. O aparecimento do ZIKV longe de sua distribuição geográfica mostra a necessidade de um alerta para o potencial deste vírus que já se espalhou pelas outras ilhas do Pacífico chegando até as Américas. È um vírus que se confunde muito facilmente com a dengue.

Aqui no Brasil o vírus apareceu em Camaçari na Bahia, a qual fica distante de Salvador aproximadamente 40 km. Foi detectado no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA) pelos seus pesquisadores Gúbio Soares e Silvia Inês Sardi.

 

Zika Vírus. Transmissor

 

Zika Vírus – O que é, Sintomas, Prevenção e Tratamento.

Zika Virus – Seus Sintomas.

Zika Vírus. ConjuntiviteOs sintomas da ZIKV têm confundindo os doentes porque se assemelha muito aos sintomas da dengue. O que faz diferença entre um e outro é a coceira intensa na pele e a conjuntivite no caso do Zika vírus. O período de incubação geralmente leva de 3 a 12 dias e dura de 4 a 7 dias. Em seus sintomas se incluem dor de cabeça, febre, conjuntivite, erupção cutânea, mialgia (termo utilizado para distinguir dores musculares em alguma parte do corpo), artralgia (são sintomas dolorosas associada em uma ou mais articulações do corpo ). Os sintomas menos relatados são a anorexia, diarréia, constipação, dor abdominal e tontura. A boa noticia é que o Zika vírus não é muito nocivo, ou seja, não mata o doente como o vírus da dengue.

Zika Virus – Prevenção

A única maneira de evitar a infecção é não ser picado pelos mosquitos transmissores, que pode ser usando repelentes para insetos, facilmente encontrado em farmácias e mercados.

Zika Virus – Tratamento

Somente através de exames de laboratórios é possível se ter a certeza de que se trata mesmo do Zika vírus.

Não existe no momento nenhum tratamento anti-viral específico para a infecção pelo vírus Zika Vírus disponível. Sintomas como dor de cabeça e febre pode ser tratado sintomaticamente e os cuidados hospitalares são indicados em doenças graves ou se surgirem complicações.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • zica virus sintomas
  • sintomas da zica
  • zica vírus sintomas e tratamento
  • o que e zica virus
  • zika vírus sintomas e tratamento
  • zica sintomas
  • zika vírus sintomas
  • zica virus tratamento
  • zika sintomas
  • sintomas da zica vírus

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.