Diversos

Zika e Dengue em Animais de Estimação – Preocupações e Cuidados

Zika e Dengue em Animais de Estimação doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e entre elas está também a Febre Chikungunyatem aumentado muito a preocupação dos donos de animais e a dúvida se os cães e gatos também podem pegar Dengue ou Zika Vírus.

Zika e Dengue em Animais de Estimação – Preocupações e Cuidados

Preocupações Sobre Zika e Dengue em Animais de Estimação

Na verdade, ainda não é possível afirmar que os animais de estimação correm o risco de contrair as mesmas doenças que os humanos. Chris Barker, pesquisador na escola de Departamento de Patologia, Microbiologia, Imunologia e de Medicina Veterinária da universidade da Califórnia e um estudante da epidemiologia das doenças que são transmitidas por mosquitos diz: “Eu acho que, a menos que você está falando sobre macacos de estimação, que deve ser casos extremamente raros, está muito longe de cães e gatos, eu não sei de qualquer informação ou estudos científicos sobre o assunto”,

Zika e Dengue em Animais de Estimação – Preocupações

As duas espécies de mosquitos comuns que espalham o Zika são o Aedes aegypti e Aedes albopictus. O primeiro tem sua preferência em picar humanos e o último tem sua preferência mais ampla, e segundo o pesquisador Roberto Barrera. Foi descoberto que até 20% das picadas do Aedes aegypti em várias comunidades rurais em Porto Rico, foram em cães. Chris Barker afirma que: “Certamente há um potencial para um animal de estimação se tornar infectado”, disse, “O que não sabemos é o que isso significa para a saúde do animal”. Se um cão ou gato fosse infectado, nós não saberíamos se eles poderiam espalhar o vírus para os seres humanos. “O que dirá se um animal de estimação irá desempenhar um papel na transmissão, é a quantidade de vírus que estaria no sangue desse animal”.

Zika e Dengue em Animais de Estimação –  Cuidados

A melhor maneira de proteger tanto os animais como as pessoas da infecção é ter total controle contra os mosquitos da casa. Cuidar da limpeza de quintais e acumulo de água evitando sua propagação. E não esqueça que existem outras doenças que podem ser transmitidas para nossos animais de estimação entre elas a a Leishmaniose e a Dirofilariose que também são transmitidas por mosquitos.

Cuidados Com Zika e Dengue em Animais de Estimação

Portanto já que os mosquitos fazem tanto mal assim para humanos, e para animais, o ideal sempre é manter atenção a respeito dos cuidados necessários para afastar este bichinho tão indesejado.

Zika e Dengue em Animais de Estimação Preocupações e Cuidados

Abaixo compartilhamos algumas dicas de como proteger seu animal de estimação:

– Use em seus animais as coleiras que repelem pulgas, carrapatos e mosquitos em seus cães;

– Coloque vasinhos com citronela plantados em casa (esta planta funciona como repelente natural);

– Mantenha telas nas portas e janelas;

– Evite passear com seu pet nos horários de maior atividade dos mosquitos;

– Converse com o veterinário sobre a prevenção com vacinas contra Leishmaniose, principalmente em áreas de risco;

– Se o seu pet morar em regiões litorâneas de grande risco para Dirofilariose é interessante conversar com o veterinário para iniciar um protocolo preventivo mensal.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.

Gostou desta Matéria? Vamos nos unir contra o Mosquito da Dengue e Do Zika Virus Virus todos juntos cuidando de nossa saúde e dos nossos animaizinhos! Deixe seu comentário!

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.