Turismo

Vulcões – Passeios Turísticos – Quais os Países

A expressão vulcão resulta nominalmente do deus do fogo da mitologia romana vulcano e, a vulcanologia é a parte da geologia que estuda os vulcões. Assim os vulcões é uma estrutura geológica concebida quando o magma, que é uma massa rochosa numa situação de fusão parcial ou total muito carregada de gases que se localiza no interior da Terra, e é expelida para a superfície em razão da atividade vulcânica – lava.

Passeios Turísticos em Vulcões. LavaCaracteristicamente os vulcões apresentam a forma de um cone e é montanhoso. Quando ativo, ejetam altas quantidades de poeira, cinzas, gases, interferindo no clima. Normalmente toda essa estrutura geológica se forma a partir do encontro de placas tectônicas. Quando esses vulcões que aparentemente estão adormecidos voltam a ativa causam transtornos enormes a sociedade local e visinhos tal como, desvalorização de imóveis, afeta o turismo, interrupção do tráfego aéreo e pós erupção, consomem os recursos financeiros públicos e privados em reconstruções.

Passeios Turísticos em Vulcões. gasesEm 21 de março de 2010 a Europa parou em função da erupção de um vulcão islandês o "Eyjafjallajokull", que fez até o tráfego aéreo localizado no norte da Europa ficar inoperante em razão da enorme coluna de fumaça ejetada. No mês seguinte dia 15, o espaço aéreo teve o seu fechamento nos diversos países localizados no norte e a oeste da Europa para vôos comerciais em razão da precipitação de cinzas na atmosfera, esse procedimento foi para prevenir possíveis desastres por conta de entupimentos nas turbinas e falhas funcionais dos motores a jato das aeronaves.

Em 04 de julho de 2011 foi a vez do vulcão "Puyehue" no Chile entrar em erupção e fazer parte exclusiva na paralisação de muitos vôos no continente Sul Americano, atrapalhando os turistas brasileiros que já tinham suas passagens para países como Argentina e Uruguai. O Vulcão Puyehue, tem a sua formação partindo da cadeia Puyehue-Cordón Caulle, próximo da fronteira com a Argentina é um vulcão localizado nas Cordilheiras dos Andes no sul do Chile, a 2.240 metros de altitude.

Atração Turística Vulcânicas

Passeios Turísticos em Vulcões.

Assim, mesmo com todo este cenário, a quem se aventure a fazer seus passeios turísticos em visita aos vulcões. Muitos países fizeram de suas regiões vulcânicas pontos de Trekking, (seguir um trilho, percurso á pé) roteiros bem diferentes com muitas informações e alguns deles ainda com seus vulcões ativos. São mais de 1,5 mil vulcões em atividade no mundo e algumas companhias de turismo tem se especializado em passeios para esses gigantes adormecidos ou despertos.

Vulcões – Passeios Turísticos – Quais os Países

A Seguir Alguns Vulcões Para Quem Quer Se Aventurar Neste Passeio.

Havaí:

Passeios Turísticos em Vulcões. Vulcão Molokini

  • Barcos de passeios se deslocam diariamente no período da manhã quando os ventos estão mais calmos, para levar com segurança os convidados até o Molokini. Possuindo formato de meia lua, a cratera do vulcão fica submersa no meio do Pacifico e, no planeta só encontramos mais duas formações semelhantes. Este passeio é apropriado para aqueles que gostam de fazer mergulho;
  • O lugar mais freqüentado é sem duvida o Parque Nacional dos Vulcões no Havai, onde se encontra um dos mais famosos vulcões do mundo o Kilauea;
  • O "Kilauea" é o vulcão mais acessível do parque e, ainda está ativo e pode entrar em erupção a qualquer instante;
  • O "Mauna Loa" é o segundo maior vulcão do Havai e, sua fenda é conhecida como Pu’u O’o . É muito difícil percorrer a trilha que leva ao Mauna Loa mas a vista é maravilhosa;
  • O Halemaumau é uma cratera vulcânica e fica na caldeira do Kilauea onde se pode ver sua fumaça sulfúrica. Este local até hoje continua a ser usado para cerimônias religiosas pelos nativos da ilha.

Chile:

Existe no Chile 2085 vulcões e 55 estão ativos.

  • O Villarrica está localizado no sul do Chile perto de uma estância turística na cidade de Pucón a mais ou menos 750 km da capital Santiago e é um dos vulcões mais ativos da América do Sul. Quem se aventurar a visitar o Vulcão Villarrica deve ir muito bem preparado fisicamente já que vai ter de enfrentar uma subida de 2.874 metros até o topo do vulcão;
  • Á ainda o Osorno com seus 2.661 metros, fica a 60 km de Puerto Varas é o mais famoso símbolo dos Lagos Andinos com seu pico nevado. Na região do vulcão há uma estação de esqui e um teleférico para apreciar a vista panorâmica da região.

Itália:

Passeios Turísticos em Vulcões. Vulcão Etna

  • O mais alto vulcão do mundo está na Itália o Etna, e também é um dos mais famosos. É conhecido por ser um dos mais famosos vulcões ativos da Europa inteira. Quando o Etna está tranqüilo são efetuados os passeios com o apoio de guias locais. Localizado entre as províncias de Messina e Catania do lado oriental da Sicília, para chegar ao topo a trilha é efetuada em duas etapas, primeiro através de um teleférico ou de um veiculo com tração 4X4, e a segunda de uma caminhada. Suas crateras estão localizadas a uma altitude de 3.340 metros até no verão as temperaturas são baixas com um vento muito gelado. Para o passeio são necessário uma agasalho bem quente toucas e luvas sem esquecer de um calçado próprio para montanhas;
  • O Vesúvio fica a 20 km de Nápoles e tem 1.276 metros de altura sendo o vulcão mais conhecido da região devido a grande destruição que causou no ano de 1979 nas cidades de Pompéia e Herculano. Do cume do Vesúvio é possível avistar a Baía de Nápoles e ainda as ilhas de Capri e Ischia. Pode-se chegar a sua cratera em automóvel até aproximadamente mil metros e depois percorrer o resto do caminho por uma trilha íngreme de um quilometro. Durante a subida se observa a corrente de lava que se solidificou depois da ultima erupção que ocorreu em 1944.

México:

Passeios Turísticos em Vulcões. Vulcão Paricutín

  • O vulcão "Paricutín" se localiza a 32 km da cidade de Uruapan a 430 km a noroeste da Cidade do México numa região muito seca e quente, o que possibilita a escalada o ano todo. Surgiu em 1943 no meio de um milharal onde os camponeses viram suas terras tremerem expelindo vapor d'água e cinza quente. Depois de um ano de muita atividade os moradores foram obrigados a abandonar suas casas em razão de o vulcão havia se erguido a 400 metros e soltava lava o tempo todo;
  • O vulcão "Popocatepetl" fica a 70km da Cidade do México na cidade de Puebla e para visita-lo deve-se procurar informações sobre suas as atividades, e até onde está liberada a visita. È o segundo mais alto pico do México e seu nome significa montanha da fumaça, também é conhecido pelo nome de Don Goyo apelido para São Gregório. O seu cume permanece com neve quase o ano inteiro.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.