Tecnologia

VLibras Novo Aplicativo 2016 – Como Usar

VLibras novo aplicativo  2016 que  traduz textos, vídeos e áudios de português para Libras e uma de suas ferramentas é  o WikiLibras, sistema em que os usuários podem gravar um vídeo com um sinal e colaborando assim com o dicionário do aplicativo.

VLibras Novo Aplicativo 2016 - Como Usar

Como Usar VLibras Novo Aplicativo 2016

Pessoas com deficiência auditiva utilizam os gestos e imagens para se comunicar com o mundo, entretanto um dos maiores problemas é que os ambientes em geral não são adaptados com essa realidade provocando falhas na comunicação entre essas pessoas. Agora com o uso do mundo virtual esse problema está diminuindo.

VLibras Novo Aplicativo 2016  Como

O coordenador do projeto Vlibras é  Tiago Maritan, e ele explica que o conjunto de aplicativos faz a tradução de conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais, através de um boneco (avatar) 3D. Os deficientes auditivos podem selecionar textos e áudios e, com um clique, traduzir estes conteúdos para Libras. Maritan é professor da Universidade Federal da Paraiba-UFPB e explica: “Ao contrário do que muita gente pensa, a maioria das pessoas surdas não são alfabetizadas em português. Além de ter, muitas vezes, dificuldade de acesso a educação, elas têm também a barreira do português, que não é a sua língua mãe. A primeira língua é a linguagem de sinais”.

VLibras Novo Aplicativo 2016 .Como Usar

O aplicativo Vlibras pode ser instalado em computadores, navegadores e celulares Android e iOS. Faz tradução de várias mídias, outra ferramenta muito importante é a WikiLibras, um sistema onde os usuários podem gravar um vídeo com um sinal, que será enviado para um programador reproduzir no avatar. Desta forma os deficientes auditivos colaboram para correção e inclusão de novos sinais. “O português tem 300 mil palavras, já Libras tem de 10 a 15 mil sinais definidos. Então, quando alguém sentir falta de algum sinal na ferramenta, ele pode entrar lá e contribuir gerando novos sinais. Essa ferramenta é para a comunidade de surdos fazer a inclusão de novos sinais e corrigir os sinais que ela considera que precisam melhorar”, explica Maritan. Para acessar explicação do Vlibras on line copie o link a seguir e cole em seu navegador: (http://vlibras.gov.br/video/VLibras-Demo2_com_AD.mp4).

O Projeto é desenvolvido em parceria entre o Ministério do Planejamento, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Câmara dos Deputados.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Vlibras um aplicativo para facilitar a comunicação dos deficientes auditivos!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.