Diversos

Vícios de Linguagem – Como Evitar

Vícios de Linguagem é um  assunto muito importante para quem deseja fazer algum tipo de palestra ou precisa se apresentar em publico. Quando nos apresentamos em algum evento é inevitável que todos façam avaliação e a maneira como nos comunicamos interfere diretamente na imagem de quem esta em destaque.

vicios-de-linguagem-como-evitar

Como Evitar Vícios de Linguagem

Na comunicação verbal é fundamental levar-se em conta o uso perfeito da língua portuguesa. Mesmo quando estamos entre amigos é importante ter cuidado com a maneira que falamos, ela deve ser fluente e as palavras devem ser escolhidas de maneira cautelosa para que se mostre o domínio perfeito sobre o vocabulário.

Abaixo compartilhamos algumas dicas para evitar vícios de linguagem:

Falar é tão natural como comer e andar, mas é preciso cuidados na hora de se expressar no dia a dia e durante uma apresentação mais ainda. Para ter consciência de que esta falando o desejado é interessante gravar a apresentação e desta maneira ouvir em casa ou em um lugar reservado todo o seu trabalho. Assim poderá verificar se tem algo a mais para melhorar.

Seja bem simples não existe a necessidade de usar frases complexas ou palavras difíceis. Desta forma as pessoas poderão compreender sem duvidas aquilo que esta desejando comunicar e não se torna uma palestra cansativa.

Evite usar palavras de origem estrangeira durante sua palestra. Existem palavras que no mundo dos negócios são bem conhecidas, por exemplo, branding, hnow-how, mas não se deve exagerar porque isso pode passar a imagem de que é dado a modismos. Só utilize este tipo de palavra se não houver tradução para o português.

vicios-de-linguagem

Termos técnicos devem ser usados com cuidado, pois a maioria deles só são entendidos por quem faz parte do meio profissional como por exemplo, Médicos, advogados, empresários e especialistas da informação, por isso não cometa o erro de exagerar nos termos técnicos lembre-se que todos devem entender o que esta dizendo em sua palestra. Se por acaso precisar utilizar algum termo técnico explique seu significado para todos que estiverem presentes.

Estude muito, pois a língua portuguesa é muito rica e complexa e deve-se conhecê-la muito bem para poder utilizar todos os recursos que ela nos coloca a disposição. Ler constantemente, absorver informações em filmes ou em músicas também irá ampliar o vocabulário e melhorar a gramática.

Durante a sua apresentação procure evitar:

Gerundismo: construções como “vou estar falando” ou “estarei falando” (sentido de futuro) são usos errados do gerúndio. Troque por “vou falar”, “falarei”. O gerúndio só pode ser utilizado se indicar uma ação contínua, no presente: “estou fazendo um treinamento”.

“A nível de”: essa combinação de palavras está errada. Em vez de dizer “o problema é a nível de qualidade”, diga “o problema é de qualidade” ou “o problema é do setor de qualidade”.

vicios-de-linguagem

“Onde”: só pode ser usado para se referir a lugares, como em “a cidade onde moro”, “a empresa onde trabalho”. Cuidado com frases como “o problema de crédito pessoal foi identificado onde deve ser resolvido”. Nesse caso, “onde” está sendo usada de maneira incorreta, pois não se refere a um espaço físico.

Futuro do pretérito: use “seria”, “faria”, “indicaria” se estiver se referindo a algo hipotético. Há quem diga “minha apresentação seria sobre meio ambiente” ou “vou falar sobre o que seria um sistema de informática”, quando o correto é “minha apresentação é sobre meio ambiente”, “vou falar sobre o que é um sistema de informática”. Afinal, não há hipóteses nessas frases e sim certezas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Saber falar em público é uma virtude e requer muito empenho e estudo!  Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.