Saúde

Vacina da Febre Amarela – Quem Não Pode Tomar e Dose Fracionada

Vacina da Febre Amarela está indicada para todas de 9 meses até 60 anos de idade que não tenham nenhuma contraindicação. Os efeitos colaterais mais comuns da vacina da febre amarela são iguais a outras vacinas. Um pouco de dor no local da aplicação, dor no corpo, febre e mal estar.  Estes sã sintomas comuns entre todos os que toma esta vacina.

Vacina da Febre Amarela – Quem Não Pode Tomar e Dose Fracionada

Quem Não Pode Tomar a Vacina da Febre Amarela

Uma única dose protege a vida toda, de acordo com pesquisas. Por isso, quem já tomou pelo menos uma dose da vacina na vida não precisa se revacina. Mesmo que esta dose tenha sido ministrada há mais de 10 anos. A exceção é para as crianças de 9 meses a 5 anos de idade. Quem recebeu uma dose neste período deve receber um reforço depois dos 5 anos.

Vacina da Febre Amarela – Quem Não Pode Tomar e Dose Fracionada

Compartilhamos abaixo quem não pode tomar a vacina:

A principal contraindicação é quem sofre de Imunossupressão, ou seja, por alguma razão a pessoa esta o sistema imunológico comprometido por quaisquer doenças ativas ou por usar quaisquer medicamentos que levem à imunossupressão. Entre estes medicamentos estão a quimioterápicos ou corticoides em altas doses.

Gestantes também deve evitar tomar a vacina ela só é recomendada para as gestantes que moram em área de extremo risco, localizadas em 75 municípios do Brasil.

Não deve tomar a vacina quem tem alergia Grave ao ovo.

Os bebês com menos de seis meses de idade não devem tomar a vacina, porque ela pode causar problemas neurológicos. As mães que amamentam bebês com menos de 6 meses de idade também não  devem receber a vacina, a não ser em situações de risco muito específicas, uma vez que depois da vacina estas mães devem ficar pelo menos 10 dias sem amamentar.

Dose Fracionada da Vacina da Febre Amarela

A dose da vacina fracionada da vacina começa a ser ministrada em fevereiro de 2018. Ela foi deliberada com o intuito de garantir proteção para um número maior de pessoas. É importante informar que a produção das vacinas contra febre amarela é limitada e não há como suprir as demandas de toda a população. Justamente por isso foi feita a opção de usar a vacina fracionada.  Segundo os estudos realizados em Bio-Manguinhos/ Fiocruz a duração da vacina fracionada é de oito anos.

Vacina da Febre Amarela – Quem Não Pode Tomar e Dose Fracionada

A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a considerar nesta terça-feira, 16, todo o Estado de São Paulo como área de risco de febre amarela e recomendou que todos os estrangeiros que façam viagens à região estejam vacinados.  No Brasil, o governo anunciou que começará com a campanha de vacinação em São Paulo, Minas Gerais e Bahia com doses fracionadas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Saiba se realmente pode tomar a vacina e como ela funciona! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.