Diversos

Uvas Em Vaso – Como Plantar

Uvas Em Vaso é possível plantar e embora ela demore um tempo para dar seus frutos é uma bela planta que ajuda a decorar o jardim e também produz frutos deliciosos que podem ser usados para muitos pratos e doces na cozinha.

Uvas Em Vaso – Como Plantar

Como Plantar Uvas Em Vaso

A variedade de uva que se dá bem em pequenos espaços e nos climas brasileiros é a Vitis labrusca, ela também conhecida como Uva Niágara, branca ou rosada. Esta é uma variedade pouco susceptível à filoxera  que é uma doença produzida pelo inseto Phyloxera vastatrix e sendo assim pode-se fazer a reprodução vegetativa, por enterramento de ramo fértil ou pela germinação de sementes  que é um processo mais demorado, sem demandar um enxerto específico.

Uvas Em Vaso – Como Plantar

O clima ideal para a Vitis labrusca é onde ocorrem verões secos e invernos úmidos, que ocorrem somente em algumas microrregiões do Brasil. Mas em situações controladas, como as que se pode ter em uma varando ou quintal, a videira se adaptará bem desde que ela seja mantida em um  solo nutritivo e as podas sejam feitas regularmente e desta maneira poderá produzir belos e deliciosos cachos por longos anos. As uvas gostam de solo calcário, pH mais para o básico, e vasos amplos de 50 litros são as melhores opções e devem ser barro. O vaso de barro é melhor porque não aquece as raízes da planta e impede que haja o acúmulo de água, a pouca respiração do solo e a proliferação de fungos que afetem as raízes.

Uvas Em Vaso – Como Plantar

Escolha uma muda de Vitis labrusca, de boa proveniência e plante-a em um vaso com terra bem adubada em nitrogênio e calcário. Se residir  em zona de chuvas fortes de verão deixe o vaso da videira fora do seu alcance. Procure  um local da varanda ou jardim em que bata bastante sol, quantas mais horas melhor, e que tenha um vento fresco. O vento secará a terra do vaso impedindo a proliferação de fungos. Na época mais fria do ano a videira perderá suas folhas e isso ocorre depois do período de frutificação  e é quando deve-se podá-la de maneira bem radical. A poda de inverno se faz normalmente deixando três gomos de germinação a partir do ramo principal e fazendo um corte em ângulo. É ideal  polvilhar os cortes com canela em pó para evitar contaminações e fungos. Os fungos são o grande problema ao se cuidar de uma videira. A planta ira produzir ramos férteis após essas podas de inverno.

Uvas Em Vaso – Como Plantar

Outras podas que devem ser feitas são as de limpeza deve-se cortar os ramos que surgem da base da videira e deixe somente o principal, que deverá ir puxando e amarrando, até formar uma latada, ou pérgola pois estes só vão tirar força da planta. Corte também os ramos secos ou doentes. Os restos de ramos não devem ser deixados embaixo da planta para não aumentar o risco de contaminação com patógenos. Cubra o vaso da sua videira com pedras calcárias que vão, pouco a pouco, soltando minerais necessários à planta.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A uva pode ser plantada até em apartamento, mas precisa de cuiados e atenção! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.