Saúde

Urina Cores Diferentes – O Que Cada Uma Significa

Urina com cores diferentes pode indicar problemas de saúde. Segundo a Dra Fabiana Contieri que é nefrologista no Hospital Nossa Senhor das Graças a cor, o aspecto e o odor da urina podem sugerir doenças e anomalias no organismo. Ela explica que o nível de concentração da urina esta ligada diretamente com a quantidade de água ingerida ao dia. Se houver pouca ingestão de água a urina será mais escura se for a quantia certa a urina ficara mais clara. Existem outros aspectos que devem ser avaliados como o cheiro e a espuma no xixi. A Dra Fabiana ensina que a urina com cheiro pode estar ligada a infecção do trato urinário. Se o xixi tiver muita espuma pode ser a presença de perda de proteína ou doença renal se ela for leitosa pode indicar infecção.

Urina

Urina Cores Diferentes – O Que Cada Uma Significa

A nefrologista diz que a urina saudável deve ter um amarelo claro quase transparente e com pouca espuma e sem odor. E na hora de urinar não se deve sentir dor ou qualquer incomodo.

Abaixo relação das cores e seus significados:

Cor Transparente: Quando a cor da urina esta deste jeito quer dizer que esta tudo em ordem e que esta se bebendo água mais que o suficiente. Mas saiba que o ideal são oito copos de água por dia. Segundo um estudo recente Na Australia ficou comprovado que as pessoa que bebiam mais líquidos aproximadamente três litros de água por dia tinham um risco menor de ter doença renal crônica.

Urina-Transparenteeee

Cor Palha: Se a sua urina é desta cor meus parabéns ela é totalmente normal e significa que sua hidratação é perfeita.

Urina-Palhaaaa

Cor Transparente Amarelada: Embora seja um tom um pouco mais escuro do que o acima mesmo assim ainda é considerado normal e saudável. Não há necessidade de preocupações.

Urina-transpalhaaaa

Cor amarela escura: Com este tom de urina ainda é considerado normal, mas é preciso tomar um pouco mais água. Acostume a levar uma garrafinha de água e colocar em sua mesa de trabalho e ir bebendo aos poucos. Para que a saúde esteja perfeita é bom beber muita água

Urina-amarelaaa

Cor âmbar: A urina nesta cor já é um alerta dizendo que seu corpo realmente não esta recebendo a quantidade necessária de água. É muito importante que beba mais água regularmente.

Urina-ambarrrr

Cor Cerveja: No instante que sua urina se aprocima de tons marrons é motivo de preocupação. Neste caso sua urina estar neste tom âmbar pode significar alguma doença no fígado ou uma séria desidratação. Comece a beber muita água e procure o médico se a sua urina continuar nesta cor.

Urina-cervejaaa

Cor rosa ou avermelhada: Com este tom de urina podemos supor varias possibilidades, pode ser resultado de ingestão de beterraba ou frutas vermelhas, mas se não for o caso talvez seja sangue na urina. O que é muito ruim ou também pode ser doença nos rins, tumores, infecção urinaria, problemas de próstata ou inclusive contaminação por mercúrio. É momento de procurar um médico rapidamente para não ter duvidas e ficar inquieto.

Urina-vermelhaaaaCor laranja: Com este tom laranja podemos supor extrema falta de água ou pode ser um problema no fígado, no ducto biliar, ou por causa de um corante alimentar. Não devemos ficar com duvidas e é necessário procurar um medico para saber qual o problema.

Urina-laranjaaaaCor verde ou azul: É uma cor de urina muito rara e esta ligada a uma doença genética que muda a cor do xixi fazendo com que ele fique verde ou azul, ou então pode ser uma infecção bacteriana. Entretanto, pode ser mais uma vez o uso de um corante muito forte em alguma coisa que se comeu, ou talvez um medicamento que esteja tomando. Mesmo assim se houver duvidas procure seu médico.

Urina-verdepppCor roxa: Muitas clinicas discordam entre dizer que xixi roxo existe ou não. Mesmo assim os que concordam que essa cor indica problemas afirmam que ela indica a existência de porfiria, uma doença muito rara e hereditária que é a desordem nas células vermelhas do sangue. De qualquer forma aqui cabe o que temos dito até aqui procure um médico.

Urina-roxaaaEspuma: Urina com espuma se for eventualmente não tem problema nenhuma, pode ser resto de sabão na água da privada por exemplo. Agora se isto ocorre frequentemente pode indicar uma quantidade muito grande proteína na sua alimentação ou algum problema nos rins. Neste caso busque a orientação de um médico.

Urina-espumaasss

Como percebemos até aqui alguns acontecimentos externos influenciam na cor da urina, os alimentos com corantes ou medicamentos. Mesmo alguns medicamentos indicados para tratamento de infecção urinária podem causar a mudança da cor do xixi.

A cor da urina pode nos ajudar a deduzir alguns problemas, mas não devemos achar que isto é o bastante o correto é fazer exames em laboratório. Alguns tipos de problemas devem ser acompanhados pelo médico através dos exames já que, por exemplo sangue na urina quase sempre é invisível aos olhos,  e  não tem como saber o nível de açúcar que pode indicar risco de diabetes.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria?  Fique atento a cor de sua urina e se notar coloração diferente vá ao médico! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.