Saúde

Umbigo do Bebê – Como Cuidar e Duvidas

Umbigo do Bebê como cuidar ao sair da maternidade e tratar da limpeza do umbigo de um recém-nascido sempre traz muitas aflições e medos para as mamães. Mesmo com toda a orientação dada pelo pediatra é difícil se adaptar e cuidar de algo tão importante. O umbigo é o que sobrou do cordão umbilical o responsável por ligar o feto a placenta mantendo a circulação sanguínea entre ele e a mamãe. Ao nascer este cordão é cortado e resta então um pedaço de dois a três centímetros, também chamado de coto umbilical.

umbigo-do-bebê

Como Cuidar do Umbigo do Bebê e Duvidas

Para que haja a cicatrização este pedacinho de cordão deve ser tratado com cuidados de higienização muito bem feita. Compartilhamos aqui os passos para que relembre as orientações dadas por seu médico para o tratamento.

A higienização deve ser feita ao menos três vezes por dia, de preferência após o banho e na troca da fralda. Isto deve ser feito para que o umbigo cicatrize mais rápido e não infeccione.

umbigo-do-bebê-material

Como cuidar do umbigo do bebê:

– Coloque em uma gaze ou cotonete álcool 70º;

– Deixe a fralda abaixo do umbigo é preciso que ele fique para fora;

– Limpe o umbigo com o cotonete ou gaze com movimentos circulares;

–  Após usar o cotonete uma vez jogue-o fora e pegue um limpo para não correr o risco de o umbigo infeccionar. O bebê chora durante a limpeza é normal, mas não se preocupe não é dor o álcool que é frio.

– Não coloque faixa, ou cintas ou qualquer peça de roupa por cima do umbigo do bebê. O umbigo deve ficar acima da fralda que deve ser dobrada abaixo do umbigo isto evita o risco de infecção.

– Após a queda do cordão umbilical deve-se manter os cuidados com o umbigo do bebê limpando por até dez dias. Mas para efetuar a limpeza utilize apenas soro fisiológico não é mais necessário o uso do álcool.

Esclarecendo Duvidas Sobre o Umbigo do Bebê

Procedimento:  Assim que acontece o parto o cordão umbilical é pinçado e o obstetra faz o corte dentro da sala de parto. O bebê ainda fica com quase três centímetros do cordão que é chamado de coto umbilical. Um neonatologista e uma enfermeira fazem a avaliação do recém-nascido e também os primeiros cuidados necessários colocando um tipo de grampo chamado de clamp no coto umbilical.

umbigo-do-bebê-clamp

Aspecto: Logo nas primeiras horas do nascimento do bebê o coto umbilical é gelatinoso e mole com uma cor branca azulada. Com o ressecamento ele se torna escuro e seco.

umbigo-do-bebê-horasss

Queda: O processo até a queda do umbigo costuma levar de sete a quinze dias de vida e em alguns bebês este tempo pode aumentar ou diminuir sem qualquer tipo de problema. Em algumas ocasiões a presença de um pequeno sangramento com a queda do umbigo é considerada normal.

umbigo-do-bebê-caiusim

Lembrar: Para que os cuidados iniciados no hospital continuem ao chegar em casa a dica é deixar os produtos para higienização próximos das fraldas assim cada vez que fizer a troca já faz os cuidados com o umbigo.

umbigo-do-bebê-juntoss

Traumas:Use a roupa de acordo com a estação e clima. Deixe a região sempre muito bem seca e o bebê pode ficar no berço ou até mesmo no carrinho pois a posição não afeta o coto umbilical. Havendo uma boa cicatrização e ocorrendo tudo normalmente não existe qualquer chance de traumas.

umbigo-do-bebê-trauma

Evite: Qualquer tipo de medicamento que não foi prescrita pelo medico não deve ser usado de forma nenhuma. Antigamente se acreditava que o uso de faixas ou moedas ajudava a evitar que o umbigo ficasse saltado, mas isto não existe nenhuma afirmação cientifica quanto a este procedimento e pode ser prejudicial para o bem estar do bebê, causando infecções, lesões e irritações na pele. E colocando estas coisas acaba por irritar o bebê que não dorme direito e nem se alimenta adequadamente. O coto umbilical ficando livre secara mais rápido e assim cairá normalmente.

umbigo-do-bebê-faixasss

Inflamação: Ao perceber pus ou sangue na fralda do bebê estando ela sobre o umbigo e a região estiver com um cheiro ruim e alem disto o recém-nascido tiver febre, se alimentar menos, ao entorno do umbigo notar inchaço e vermelhidão leve-o rapidamente ao médico. Pode ser sinal de que a área esta inflamada ou infeccionada.

umbigo-do-bebê-inflamado

Alteração: Pode acontecer de a pele do abdômen do bebê  esticar por aproximadamente um a dois centímetros e cobrir o começo do coto umbilical isto se chama umbigo cutâneo. Este acontecimento não traz nenhum problema para a criança sendo que as vezes permanece uma pequena saliência chamada de hérnia umbilical que regride após o primeiro ou segundo ano de vida do bebê e não deixa qualquer tipo de problema.

umbigo-do-bebê-hernia

Sempre que houver duvidas ou necessidade procure o pediatra para maiores esclarecimentos nunca medique o bebê por conta própria, lembre-se que são pequenos e muito frágeis.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos traser sempre o melhor para você. Gostou da matéria?  Cuidados com o umbigo do bebê feitos com amor! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.