Saúde

Tussilagem – Propriedades e Benefícios

Tussilagem, de nome científico Tussilago farfara, também popularmente conhecida como costa branca, unha de cavalo, unha de asno, língua de vaca e tussilago, é uma planta pertencente à família Asteraceae. A planta é nativa da Europa, mas que também cresce e se desenvolve bem em terras argilosas em todo o mundo.

tussilagem-propriedades-e-beneficios

Propriedades da Tussilagem

A tussilagem não cresce muito e produz flores amarelas que florescem durante a primavera  ela é de pequeno porte e abundante que habita os campos unidos, folhas que se parecem a uma pata de asno e as flores aparecem antes das folhas. Nos tempos antigos, a planta era especialmente utilizada para tratar a tosse. Mas atualmente vários países têm controlado o seu uso devido à presença de alcaloides de pirrolizidina, que foram relacionados ao câncer de fígado.

tussilagem-propriedades-beneficios

A tussilagem tem como propriedades medicinais a sua ação adstringente, antisséptico suave, antitussígeno, calmante, demulcente, broncodilatadora, depurativo do fígado, descongestionante, anticatarral, estimulante, emoliente, espasmolítico, expectorante, mucilaginosa, relaxante, sedativa, tônico, tônico hepático e hipertensora.

Benefícios da Tussilagem

Por suas propriedades expectorantes e anti-inflamatórias, a tussilagem é considerada um ótimo remédio natural para combater a bronquite, catarro, laringe, catarro na garganta, asma bronquial e pleurite, sendo também eficiente no início de uma tuberculose pulmonar. As  suas folhas frescas lavadas e esmagadas  ao serem aplicadas sobre o peito em forma de cataplasma, ajudam no tratamento de graves doenças do pulmão, erisipela e contusões que produzem edemas de cores azul e vermelha, além de bursite; compressas embebidas em uma forte infusão feito com a planta são utilizadas para tratar úlcera escrofulosa. Utilizando suas folhas pode-se fabricar um xarope recomendado para todo tipo de doença pulmonar e catarro bronquial.

tussilagem-propriedades

Devido às suas inúmeras propriedades, a tussilagem é indicada para tratar casos de asma, bronquite, catarro gástrico e intestinal, catarro na garganta, eczema, enfisema, estomatite, faringite, garganta dolorida, laringite, pele irritada e inflamada, pressão baixa, queimadura na pele, sarna, tosse, úlcera crônica, irritação da membrana mucosa bronquial e gástrica e outras condições de saúde.

Abaixo compartilhamos como usar a tussilagem:

Xarope:

Adicione 450 ml de mel em 600 ml de uma infusão com as folhas da planta, deixe ferver e abaixe o fogo durante o período de 5 a 10 minutos, até formar um xarope. Tome uma colher de chá do xarope para tratar tosses secas e asma.

Compressa:

Triture as folhas da planta no liquidificador, coloque em uma gaze e utilize como uma compressa em feridas com má cicatrização e arranhões.

Decocção:

Ferva 15g das flores secas da planta em 600 ml de água durante o período de 15 minutos. Tome uma xícara, três vezes ao dia, para tratar asma, bronquite e tosses persistentes.

Apesar de seus benefícios a tussilagem não deve ser utilizada durante a gravidez e na amamentação. E procure sempre obter orientação médica antes de começar um tratamento mesmo que ele seja natural.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A tussilagem traz inúmeros benefícios a saúde e pode ser utilizada de diversas maneiras! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.