Saúde

Trombose – O Que É, Sintomas, Causas e Tratamentos

trombose-diagramaQuando nos cortamos ou nos machucamos, por exemplo, é normal que o ferimento sangre um pouco, mas depois o sangramento para, pois o corpo é dotado de um sistema natural e eficaz de coagulação. Quando nos ferimos, as plaquetas do sangue se convergem para o local onde o ferimento foi aberto e forma um trombo para bloquear a passagem do sangue. Depois e um tempo, esse trombo é dissolvido, o vaso sanguíneo é recanalizado e a circulação volta ao normal. Porém, algumas pessoas possuem distúrbios de hemostasia, formando trombos (ou coágulos), onde não há nenhum sangramento. Esse problema é chamado de trombose, e pode afetar milhares de pessoas. Confira maiores informações sobre a doença e sobre sintomas, causas, além de como tratar.

O Que É Trombose

O problema é chamado de Trombose Venosa Profunda, e consiste na formação de um coágulo sanguíneo – também chamado de trombos – em uma veia, que geralmente se formam nos membros inferiores, como a perna. Por possuir uma estrutura sólida e amolecida, um fragmento desse coágulo pode se desprender e seguir o fluxo sanguíneo, que pode ir até o pulmão para o sangue ser oxigenado. No entanto, dependendo do tamanho desse fragmento, pode ocorrer um entupimento no pulmão, chamado de embolia pulmonar, que é uma complicação gravíssima, podendo levar a morte súbita.

Sintomastrombose-sintomas

Os sintomas que a trombose apresenta são: alterações na cor da pele (vermelhidão) em um dos membros (geralmente uma das pernas); dor; aumento de calor; sensibilidade; pele quente ao toque; inchaço (endema).

Causas

  • Imobilidade das pernas provocadas por longas internações hospitalares;
  • Terapia de reposição hormonal;
  • Varizes;
  • Cirurgias;
  • Cigarro;
  • Anticoncepcionais;
  • Síndrome da classe econômica, ou seja, quando a pessoa viaja muito e tem dificuldades de se movimentar nesse período dentro de ônibus ou aviões.

Alguns fatores são considerados de risco, como predisposição genética (casos na família), idade avançada, colesterol alto, obesidade, consumo de álcool, sedentarismo, entre outros.

Tratamento

trombose-ilustracaoO tratamento é feito com medicamentos que ajudam a afinar o sangue, que são chamados de anticoagulantes). Esses medicamentos reduzem a viscosidade do fluxo sanguíneo, impedindo assim que novos trombos sejam formados, ou que os antigos possam aumentar. É importante que antes de tomar qualquer medicação, o médico especialista seja consultado, pois fará uma criteriosa avaliação de seu quadro clínico.
Para pacientes com trombose, os exames de sangue precisam ser feitos com frequência. Além disso, meias de compressão são indicadas para serem usadas em uma ou nas duas pernas. Elas melhores o fluxo do sangue e reduzem o risco de coagulação.
Caso as medicações não sejam suficiente e não apresentem resultados, é necessário fazer uma cirurgia, que pode envolver:  colocação de um filtro na maior veia do corpo, impedindo que os trombos se desloquem para os pulmões; ou  remoção de um coágulo sanguíneo grande da veia, ou injeção de medicamentos trombolíticos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.