Saúde

Tratamentos de Brotoeja – Sintomas, Causas e Prevenção

brotoeja-bebeOs bebês e as crianças que ainda são muito pequenas sofrem mais com as alterações de temperatura. No calor, por exemplo, os pequenos podem sofrer com um problema na pele, popularmente chamado de brotoeja, e se caracteriza por vermelhidão e mudança na textura.
Brotoeja é o nome popular da miliária, uma espécie de dermatite inflamatória aguda. É causada pois os dutos excretores das glândulas sudoríparas, impedindo assim a saída do suor. As lesões na pele aparecem principalmente no pescoço, axilas, tronco e dobras na pele, possuindo um aspecto avermelhado e várias "bolinhas".
O tratamento deve ser feito de acordo com as características das lesões e com o local onde elas apareceram, além da idade do paciente. Nos casos mais simples, é indicado que aumente o número de banho e outras medidas para refrescar a pele do bebê, como ambiente fresco e ventilado, roupas leves e etc. O objetivo é sempre aliviar o desconforto causado. Loções a base se calamina também são úteis para o tratamento.
Nos casos mais graves, onde acontecem infecções secundárias, é necessário acompanhamento médico para indicação dos medicamentos específicos, como corticóides e antibióticos.

Sintomas de Brotoeja

Os principais sintomas desse problema são coceira e sensação de queimação. Coçar a pele favorece o rompimento de bolhas e também o aparecimento de pequenas lesões e crostas avermelhadas do loca.
Fique atento ao aparecimento de nódulos e pus, pois esses são sintomas de quando a infecção é causada por bactérias e exige um cuidado maior.

Causas

Várias podem ser as causas da brotoeja, tais como: irritação causada quando a pele fica em contato com umidade da fralda (urina e fezes); por um tipo de fungo chamado de cândida; por bloqueio dos poros, impedindo a saída do suor.
Outros tipos de brotoeja possuem causas desconhecidas ou naturais, e tendem a desaparecer também naturalmente, depois de algum tempo.

Prevenção

A prevenção deve ser feita evitando que o bebê passe por situações de muito calor, que possam provocar o aparecimento dessas lesões cutâneas. Também é recomendada a troca da fralda suja assim que a criança faz suas necessidades, evitando assim a brotoeja na área que fica em contato com umidade.
Evite passar cremes, loções ou protetor solar muito gordurosos, especialmente nos dias de muito calor. Em dias de alta temperatura, ligue ar condicionado ou ventiladores, evitando a produção excessiva do suor. Prefira roupas de algodão, pois esse tecido ajuda a absorver o suor.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.