Saúde

Tratamento Caseiro de Conjuntivite – Dicas

Tratamento Caseiro de Conjuntivite que é uma inflamação que ataca a conjuntiva normalmente causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntiva é a membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. Existem algumas plantas medicinais que ajudam no tratamento e podem diminuir a inflamação.

Tratamento Caseiro de Conjuntivite - Dicas

Dicas Para Tratamento Caseiro de Conjuntivite

O tratamento usado apenas para conter os sintomas e o desconforto é o uso de soro fisiológico gelado e compressas por cima das pálpebras, limpar os olhos com frequência e usar colírios lubrificantes e lágrimas artificiais. Porém alguns tratamentos caseiros ajudam a diminui a sensação de areia nos olhos e desinchar as pálpebras.

Tratamento Caseiro de Conjuntivite - Dicas

Compartilhamos abaixo receitas caseiras para ajudar no tratamento de conjuntivite:

Chá de camomila: tem propriedades calmantes que diminuem os sintomas relacionados com a conjuntivite, como o inchaço, ardência, coceira e vermelhidão.

Ingredientes necessários:

-1 sache de chá de camomila;

-1 xícara de água morna.

Modo de preparar:

Colocar a água para ferver e depois o sache de camomila na água e aplicar ainda morno diretamente nos olhos 3 vezes por dia.

Compressa de cenoura:

Ingredientes Necessários:

-2 rodelas de cenoura;

-Algodão ou gaze

Modo de preparar:

Colocar uma rodela de cenoura sobre cada olho e deixe durante 10 a  15 minutos. Outra forma de usar as propriedades calmantes naturais da cenoura é passar 1 cenoura pela centrífuga e usar seu suco para fazer compressas com duração de 15 minutos, renovando o algodão ou gaze a cada 5 minutos. As compressas devem ser feitas enquanto a inflamação persistir, duas vezes por dia e sempre após a lavagem dos olhos com água ou soro fisiológico.

Chá de hidraste: ela é uma medicinal que tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que ajudam a acalmar a irritação e a combater a infecção nos olhos, característicos da conjuntivite.

Ingredientes necessários:

-1 colher (chá) de raiz de hidraste em pó;

-250 ml de água.

Modo de preparar

Adicionar a raiz de hidraste em um recipiente com a água fervente e tampar por, aproximadamente, 15 minutos. Deixar esfriar e coar a seguir. O indivíduo com conjuntivite deve lavar o olho infectado com este chá 3 vezes ao dia.

Chá de calêndula: As compressas de calêndula são ótimas porque acalmam a irritação nas mucosas, trazendo alívio dos sintomas.

Ingredientes necessários:

-2 colheres (de chá) de folhas secas de calêndula;

-1 xícara de água;

-Algodão ou gaze.

Modo de preparar:

Ferver a água e depois acrescentar a calêndula, deixando repousar por 10 minutos. Deixar amornar, coar e molhar este chá num pedaço de algodão, retirando o excesso e aplicar no olho com conjuntivite. Trocar a compressa sempre que ela esfriar. Repetir este processo várias vezes ao dia. Durante o tratamento para conjuntivite, que pode ser feito com um colírio próprio para a conjuntivite, é importante o indivíduo lavar muito bem as mãos várias vezes durante o dia e limpar cada olho com um lenço de papel novo. Se os sintomas persistirem ou piorarem é necessário sempre o acompanhamento de seu médico.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A conjuntivite traz muitos incômodos e pode ser tratada com métodos caseiros! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.