Saúde

Tosse Diversas – Causas e Doenças

Tosse Diversas ajuda as mucosas a ficarem mais limpas e o ar passar mais facilmente para dentro ou fora do corpo seu objetivo é eliminar agentes estranhos que entrem em contatos com as mucosas respiratórias. Muitos consideram que qualquer tosse possa estar ligada a gripe o que não é verdade e por isso deixam de procurar ajuda médica.

a Tosse  Causas e Doenças

Causas e Doenças da Tosse

Existem situações em que a tosse deve ser melhor investigada porque possuem diversas causas ligadas a ela e muitas vezes é necessário através de um diagnóstico médico saber qual realmente é o problema. A tosse pode ser seca, tosse produtiva as que tem secreção e a tosse ocasional e a constante.

Abaixo compartilhamos quando a tosse deve ser vista com preocupação:

 – Quando acontece em bebês com menos de 1 ano, especialmente naqueles com  menos de 3 meses de idade. Nesta situação, deve-se sempre procurar um pediatra e de maneira nenhuma  use qualquer medicação sem indicação médica
 
– Se acompanhada de febre e outros sintomas como dificuldade para respirar, dores pelo corpo, dor de cabeça, mal estar ou prostração.
 
– Se acompanhada de queimação na região do estômago.
 
– Se incide agudamente e forte e persiste depois de um engasgo.
 
– Se persiste por mais de 14 dias.
 
– Se é incessante e exaustiva.
 
Existem várias causa para que tenhamos a tosse e devem ser investigadas por um médico. Abaixo compartilhamos doenças que causam a tosse:

Tosse – Causas e Doenças

Alergia: Tosse alérgica incomoda, coça a garganta e no início é seca. Podendo ocorrer com rinite  que é a inflamação na mucosa nasal e ou rinossinusite.

Engasgo: Tosse é uma reação para desobstruir as vias aéreas.

Refluxo laringo-faríngeo: Tosse é crônica com pigarro e sensação de comichão na garganta.

Sinusite: Inflamação dos sinus (seios da face) que produz tosse com catarro. Geralmente há obstrução nasal e dor na face. Pode apresentar febre se for bacteriana.

Bronquite e/ou Asma: Uma situação considerada  grave que precisa de atendimento médico de emergência. O paciente boceja, lacrimeja e tem tosse seca. Caso não sejam tratadas podem produzir catarro e causar infecções por bactérias.

Pneumonia: Também um problema grave que pode levar à morte se não for tratada. A tosse é produtiva e pode ser acompanhada de febre, palidez, indisposição, cansaço e falta de ar.

a Tosse  Causas e

Tuberculose: Considerada uma doença pulmonar grave. A tosse persiste por várias semanas, é produtiva e o catarro pode ter raias de sangue. Piora à noite e ocorre febre no final da tarde.

DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: Doença associada ao fumante. Apresenta tosse constante com pigarro e catarro amarelado.

Insuficiência cardíaca do ventrículo esquerdo: Esta tosse acontece com a  complicação cardíaca na qual o coração não consegue bombear sangue suficiente de acordo com as demandas metabólicas. O ventrículo esquerdo é responsável por drenar o sangue dos pulmões, quando ele não funciona corretamente, o sangue fica retido nos pulmões. O líquido sanguíneo acaba invadindo os alvéolos e provocando como reação a tosse, que é um reflexo para expelir esse líquido dos pulmões.

Câncer de pulmão: Neoplasia causada principalmente pelo tabagismo e inalação de agentes poluentes e carcinogênicos, como o amianto, radônio, arsênio, poeira em excesso e poluição do ar. Os sintomas iniciais podem ser confundidos com qualquer outra doença das vias respiratórias: A Tosse, a falta de ar, sibilo (chiado) nos pulmões, sangue no escarro e dor no peito.

Existem medicamentos que podem causar tosse, entretanto neste caso normalmente é um quadro de hipersensibilidade ou reação alérgica aos componentes da fórmula. Exemplo comum é o fármaco Captropil, utilizado para hipertensão que em alguns pacientes causa uma tosse muito forte e constante. Se isto acontecer o medicamento deve ser trocado por outro.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Se tiver tosse constante procure ajuda médica para diagnosticar a causa! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.