Saúde

Tipos de Fome – Como Identificar

Tipos de Fome podem ser sentido em suas diferentes formas em um único dia. Muitas vezes nem percebemos a diferença. Saber quais são os tipos de apetite que normalmente sentimos identifica-los é muito importante na hora de saciar cada um.

Tipos de Fome – Como Identificar

Como Identificar Tipos de Fome

A fome não é mais uma ação derivada do sistema biológico que  avisa quando nosso corpo precisa de alimentos, ao contrário, é uma sensação que surge em nosso corpo e mente e nos envia vários alarmes. Estes alarmes podem se dar por vários fatores.

Abaixo compartilhamos alguns tipos de fome e como identificar:

Fome comportamental é aquela quando se alimenta apena por hábito o que acontece com horários estabelecidos ou mesmo para passar o tempo, mesmo quando não se sente fome. Pode-se até achar que esta com muita fome, mas às vezes ao se sentar e fazer a refeição percebe que foi apenas por que estava na hora determinada para isto. Tudo é tão automático que nem se percebe só se dar conta depois quando sente que ficou  pesado e fisicamente desconfortável pelo excesso de alimentos.

Tipos de Fome – Como Identificar

Fome física é o tipo de fome mais real, que acontece quando o cérebro informa a necessidade de energia, ou seja, alimento para o corpo. É  uma resposta ao estômago que verdadeiramente esta vazio, a diminuição da reserva de gorduras ou a baixa de açúcar no sangue. Pode ser considerada a fome mais verdadeira porque serve para atender às necessidades básicas para que se continue vivendo.

Tipos de Fome – Como Identificar

Fome emocional é aquela em que o ser humano não se alimenta apenas para saciar a fome, mas também porque é prazeroso. Este tipo de fome é um problema quando a relação com a comida fica desequilibrada e ela passa a ser utilizada como forma de recompensa por algo que falta na vida. Se mesmo depois das refeições ainda esta sentindo a necessidade de buscar novos alimentos, especialmente os calóricos então é hora de ficar atento aos sinais. A fome emocional pode ser uma maneira que o corpo responde ao estresse e outros fatores psicológicos que nada têm a ver com a fome verdadeira.

Tipos de Fome – Como Identificar

Abaixo compartilhamos algumas dicas para lidar com a fome emocional:

Quando perceber que está sentindo fome, e que esta fome está longe de ser fome fisiológica, procure fazer algo para se distrair.

Se estiver sentando em frente ao computador e se sentir entediado, em vez de buscar a bolacha ou bombom que esta na gaveta, levante, dê uma caminhada pelo corredor.

Quando estiver em meio a uma atividade que tem deixa irritado faça um intervalo, levante da mesa, converse com o colega. Isso lhe trará uma sensação de alívio e relaxamento.

Invista em alimentos ricos em triptofano, magnésio, cálcio, vitamina B6 a ácido fólico. Estes são nutrientes ajudam no relaxamento e a driblar o estresse.

Consuma alimentos como banana, leite desnatado, cacau, carnes magras, aveia. Saboreie o alimento e se ficar com vontade de comer um doce em meio a fome emocional, se permita comer um pedaço, mas deguste. Por exemplo, se for um chocolate deixe que ele derreta em sua boca, não mastigue. Vai durar mais tempo em sua boca e vai lhe trazer mais sensação de prazer.

Tenha horários estabelecidos para as refeições desta maneira fica mais difícil comer fora de hora.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Controlar a fome e conhecer suas diferenças ajuda no controle da obesidade! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.