Saúde

Talassemia Anemia – O Que É, Sintomas e Tratamento

Talassemia Anemia do grego Thalassa significa mar e Haemas igual a sangue, também é conhecida como anemia de Cooley em referência ao médico que descobriu a doença em 1925. A doença é hereditária autossômica recessiva e acontece no sangue.

Talassemia

O Que É Talassemia

A Talassemia anemia que pode ser leve ou grave e se dá por causa da hemoblobina reduzida com menos aeritrócitos, ou seja, células vermelhas do que é o normal. Os doentes portadores da talassemia têm os genes que codificam a hemoglobina, que é a proteína dos eritrócitos que levam o oxigênio, estão faltando ou são diferentes.

Existem dois tipos de Talassemia:

Talassemia beta: Neste tipo dois genes fazem parte de sua formação, um herdado da mãe e outro do pai. Ela acontece quando um ou dois desses genes herdados não funcionam ou funcionam parcialmente.

Talassemia alfa: O doente com a alfa Talassemia tem uma ou mais mutações em seu cromossomo 16. Neste caso a produção das duas cadeias de alfa-globina  que fazem parte da produção da hemoglobina fica afetada.

Talassemia genética

Este tipo de problema genético acontece mais em populações ao sudoeste da Ásia e China (Talassemia alfa) e na Grécia e Itália (talassemia beta). Por acontecer em maior número entre populações que vivem ao longo do Mediterrâneo recebeu o nome de anemia do Mediterrâneo

Sintomas da Talassemia

Como se trata de uma doença hereditária passa de geração para geração e os sintomas variam dependendo da quantidade genética. Os sintomas estão ligados ao tipo de Talassemia se Grave ou Leve. Normalmente a Talassemia quando leve não causa sintomas, entretanto a moderada ou grave pode causar sintomas de anemia como a fraqueza e falta de ar. As crianças portadoras de Talassemia grave crescem devagar, ou seja, tem o déficit de crescimento, seus ossos do crânio não se formam de maneira correta e podem ter problemas com a alimentação, febres constantes e diarreia.

Abaixo outros sintomas da Talassemia:

– Aparência pálida;

– Coloração amarela da pele (icterícia);

– Deformidades ósseas faciais;

– Inchaço abdominal;

– Urina escura.

Tratamento da Talassemia

O tratamento da Talassemia vai depender da gravidade, algumas Talassemias leves que são as, mas encontradas não precisam de tratamento. A Talassemia moderada pode ser tratada com transfusões de sangue e suplementos de ácido fólico. O acido fólico é a vitamina que o organismo usa para produzir células vermelhas do sangue. No caso de Talassemia grave o tratamento adequado é:

– As transfusões de sangue;

– Suplemento de ácido fólico;

– Medicamentos que são usados juntamente com a quimioterapia e ajudam o organismo a produzir a hemoglobina normal.

Existem tratamentos menos comuns de Talassemia grave que são:

– Transplante de células tronco do sangue ou da medula óssea;

– Cirurgia para remover o baço.

A remoção do baço se  dá porque por causa da Talassemia ele acaba trabalhando mais do que o normal. Como consequência ele fica maior este problema é chamado de esplenomegalia. Em consequência a anemia fica pior reduzindo a vida das células vermelhas do sangue.

Talassemia Anemia tratamento

Não existe prevenção para a maioria dos casos de Talassemia. E se for portador da doença é necessário procurar ajuda de médico ou médica geneticista ou hematologista antes de engravidar. Ele poderá lhe informar se seu futuro bebê corre o risco de sofrer com a Talassemia.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Talassemia mais do que uma doença um problema genético!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.