Saúde

Sudorese – Causas e Tratamento

Sudorese ou Hiperidrose é quando o suor é excessivo de maneira imprevisível. Pessoas com sudorese podem suar mesmo quando a temperatura está baixa ou quando estão descansando. O suor ajuda ao corpo se manter frio e todos soam, principalmente no dias mais quentes, após praticar exercícios físicos e também em momentos de estress.

sudorese-causas-e-tratamento

Causas Da Sudorese

Pessoas com sudorese parecem ter glândulas sudoríparas superativas onde o suor incontrolável pode levar à sensação de desconforto significativo, tanto físico como emocional. Quando se tem suor excessivo ficam afetadas as mãos, pés e axilas, é chamado de hiperidrose primária ou focal. A hiperidrose primária afeta de 2% a 3% da população. Ainda assim, menos de 40% dos pacientes com essa condição busca auxílio médico. Na maioria dos casos de hiperidrose primária, nenhuma causa é encontrada, o que leva os médicos a acreditarem tratar-se de um problema hereditário.

sudorese-causas-e

Quando a sudorese acontece por causa de outra condição médica, é chamada hiperidrose secundária. O suor pode ocorrer em todo o corpo ou em apenas uma área.

Abaixo compartilhamos algumas causas da sudorese:

– Acromegalia;

– Ansiedade;

– Câncer;

– Síndrome carcinoide;

– Alguns medicamentos e substâncias;

– Distúrbios de controle de glicose;

– Doença cardíaca;

– Hipertiroidismo;

– Doença pulmonar;

– Menopausa;

– Doença de Parkinson;

– Feocromocitoma;

– Lesão na medula espinhal;

– Derrame;

– Tuberculose ou outras infecções.

Tratamento Sudorese

Não existe um tratamento único para sudorese, mas algumas alternativas ajudam a controlar o problema. Pode-se usar antiperspirantes e de adstringentes, por exemplo. O talco de amido pode ser usado em casos mais leves, devendo ser aplicado na região entre os dedos e nas dobras de pele.  Banhos com sabonete desodorante são fundamentais e não usar o mesmo sapato todos os dias é importante. Algumas injeções de toxina botulínica costumam dar resultados positivos. O processo precisa ser realizado por um período de seis meses sem ser interrompido. Apesar de existir, o tratamento clínico não é tão efetivo quanto as outras alternativas.

sudorese-causas

Na grande maioria das vezes os portadores de sudorese são submetidos a uma cirurgia que é realizada com uma videotoracoscopia de agressão mínima o procedimento é realizado fazendo incisões de cerca de 1 cm que são feitas de forma a possibilitar a interrupção da condução nervosa local. O procedimento é rápido e o resultado, muitas vezes, imediato. Outra técnica bastante realizada para tanto é a simpactomia torácica, em casos de má circulação dos membros. O pós-operatório é rápido e em média depois de dez dias o paciente já pode retornar às atividades do dia a dia.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Parar tratar a sudorese procure ajuda médica! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.