Saúde

Sol – Benefícios  Para a Saúde

Sol um grande aliado para terapia de muitas doenças, vitiligo, psoríase, dermatite, depressão e osteoporose. A exposição aos raios de sol por quinze ou trinta minutos diariamente sem o protetor solar ajuda a controlar estas doenças e ainda ajuda na absorção de cálcio pelo organismo, o sistema imunológico e reduz o risco de câncer e diabetes do tipo dois.

sol

Benefícios do Sol Para a Saúde

Através de estudos foi comprovado que a vitamina D é muito importante no auxilio a prevenção de algumas doenças e esta vitamina esta diretamente ligada ao Sol. Após estar exposto aos raios UVB o corpo produz a vitamina naturalmente e esta exposição deve ser sempre antes das dez horas e por um tempo bem pequeno de no máximo trinta minutos de acordo com o tipo de pele.

sol-vita

Abaixo alguns benefícios do Sol para a saúde:

Pele:  A psoríase é uma doença crônica que causa inflamações nas articulações e lesões vermelhas ou descamação da pele. O sol ajuda a diminuir o processo da inflamação e ajuda no retorno imunológico. Desta forma as lesões tendem a diminuir e até podem sumir. A área com a lesão deve ser exposta aos raios de sol.

Dermatite Atópica: O sol age de forma semelhante causando uma diminuição na inflamação e a pele se renova. Esta doença é congênita e se instala logo na infância e se parece com um eczema normalmente nas dobras do corpo e bochechas. Causa uma coceira muito forte e esta associada à bronquite, asma e renite.

Vitiligo: O portador desta doença não deve deixar de tomar sol. Mas nestes casos existe a necessidade do uso de medicação antes de se expor aos raios solares e o tempo de exposição deve ser menor, no máximo de quinze minutos.

Câncer: Em uma pesquisa recente  publicada na revista Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention  foi constatado que se expor ao sol reduz consideravelmente o risco de câncer de mama em mulheres que se encontram na pós-menopausa. A pesquisa constatou que as mulheres que viviam em lugares ensolarados tinha cinquenta por cento menos risco de ter câncer de mama em comparação com mulheres em regiões sem muito sol.

Depressão: O Sol age como antidepressivo, através de sua luminosidade  o cérebro diminui ou cessa a produção de melatonina que é responsável pelo relaxamento corporal, cansaço e sonolência, ela é uma das causadoras da depressão. Em países onde a luz do sol é menor a população sofre mais de depressão.

Osteoporose: A vitamina D é a principal fonte de fortalecimento dos ossos e esta ligada ao sol. Ficar ao sol ajuda a manter a quantidade de massa óssea e dificulta a formação de ossos ocos a principal característica da osteoporose.

Diabetes: Ficar exposto ao sol mantem os níveis da vitamina D de forma a reduzir as probabilidades de desenvolvimento de resistência a insulina ou a falta deste hormônio no corpo.

Embora o Sol seja benéfico é importante permanecer com alguns cuidados como, por exemplo, tomar sol apenas no período das 10h00 às 16h00 e sempre em um período determinado de quinze a trinta minutos ao dia. Após este período de exposição se faz necessário o uso de protetor solar.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O nosso amigo Sol!!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.