Educação

SISU Processo Seletivo 2º Semestre 2013 – Datas e Inscrições

O Sistema de Seleção Unificada que corresponde a sigla SISU, é um programa oferecido pelo Ministério da Educação (MEC). Essa é uma grande oportunidade para os jovens que estão em busca de cursarem uma universidade capacitada. No SISU, as instituições públicas que oferecem cursos superiores, disponibilizam de vagas durante os semestres do ano.

Apenas quem pode participar das seleções que o SISU realiza são as pessoas que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), assim dando a oportunidade para os jovens que estão em busca de um estudo melhor e mais qualificado.

As inscrições possuem uma etapa que é muito significativa para o candidato. No ato da inscrição o individuo tem a disponibilidade e também o direito de responder a duas opções entre as vagas que são oferecidas pela instituição desejada e pela carreira que deseja seguir. Assim o candidato pode marcar como sua escolha dois cursos, caso ele não passe em uma das opções ele então fará o outro, uma etapa de múltipla escolha, para que essa pessoa tenha melhores chances de conseguir. 

No final das inscrições que o sistema vai selecionar automaticamente os candidatos mais qualificados em cada curso. Os candidatos que forem escolhidos pelas duas opções serão chamados na primeira e na segunda chamada, se você escolher a primeira a segunda opção será cancelada, e se você escolher a segunda a primeira será cancelada. Assim você pode escolher qual a melhor para seguir, e então ter a oportunidade de concorrer a duas vagas importantes para você. Os candidatos qualificados que se aplicam as vagas escolhidas então conseguiram a bolsa de estudos que tanto desejam. 

O SISU possui uma lista de espera que ela disponibiliza para as instituições que vão ser usadas para preenchimento de vagas que não foram ocupadas. Se o aluno quiser participar da lista de espera deve acessar o site Aqui e então realizar o seu cadastro.

Datas

O SISU abriu suas inscrições nos dias 10 á 14 de junho, e foram fechadas as 0h do dia 15 e foram reabertas dia 17 de junho. Os candidatos que desejam acompanhar as chamadas, para poder saber se é um selecionado, acesse o site oficial da SISU. Os selecionados deveram fazer as matriculas nas universidades correspondentes as vagas, nos dia 21, 24 e 25 de junho.

A segunda chamada está prevista para primeiro de julho, as matriculas vão ser efetuadas nos dias 05, 08 e 09 do mês, uma observação os candidatos da primeira chamada que não fizerem as matriculas, será excluídos do sistema. Os da segunda opção poderão fazer a segunda chamada, e também participar da lista de espera mesmo que já tenham feito a matricula.

Inscrições

No 2º Semestre 2013 só quem pode participar do SISU são aqueles que fizeram o Enem 2012, e na redação e nas provas tiveram a nota maior que zero, se a nota do participante não for o suficiente para o curso o sistema mandará uma mensagem avisando que não pode estar participando, assim como o candidato tem duas escolhas de curso, ele então será selecionado para o qual ele escolheu que a nota é suficiente

Se você não participou do SISU do começo do ano, saiba que pode fazer a inscrições para o 2º semestre, mas só poderá participar os individuos que realizaram o exame do Enem 2012. Para se inscrever acesse clicando aqui Clicando Aqui.

Trazendo o melhor para você.

Big 1 News agradece. Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.