Saúde

Sintomas Que Surgem na Gravidez – Como Evitar e Tratar

 primeros-sintomas-gravidezMuitas mulheres quando engravidam, conseguem saber logo no começo da gravidez devido a sua sintonia com o corpo ao reparar pequenas mudanças. Outras mulheres, só conseguem identificar a gestação semanas depois da fecundação, quando a menstruação atrasa. E existem ainda aquelas mulheres que só descobrem que estão grávidas depois de meses, pois não apresentam nenhum sintoma, nem mesmo atraso na menstruação, mas essas são casos específicos.

Os sintomas mais comuns são enjôos e atraso na menstruação, mas há outros sintomas além dos mais conhecidos e preparamos uma lista para você.

Sintomas:

Corrimento / Sangramento: É um aumento na secreção vaginal, um líquido transparente ou branco. Caso o corrimento apresente mau cheiro, coceira ou cor amarelada, é indicado que se procure um médico para receitar medicamento. Cremes vaginais podem ser usados no tratamento, pois não apresenta riscos ao bebê.
No começo da gestação, é comum que ocorra pequenos sangramentos, como no início do ciclo menstrual, pois é sinal que o embrião está se alojando no endométrio, a camada de sangue que reveste o útero na gravidez.

Enjôos: É normal a digestão ser mais lenta durante a gestação e as mudanças hormonais do começo da gravidez. Esses dois fatores são as principais causas dos enjôos, que aparecem no início da gravidez e podem se estender até a 16ª semana. Para evitar ou amenizar os enjôos, a gestante deve ingerir alimentos leves e muito líquido. Alimentos gelados têm melhor tolerância nessa fase.

sintomas-gravidez-colicasDor abdominal / Dor nas costas: No começo da gestação, é comum sentir uma dor na região do útero, como cólicas menstruais ou pontadas na região da virilha ao se movimentar. Durante a gestação, pode ocorrer dores nas costas, pois com o crescimento do útero, os músculos do abdômen ficam mais frágeis. Já no final da gravidez, pode sentir desconforto e peso na região da virilha, já que o bebê posiciona a cabeça na cavidade pélvica.

Tonturas / Desmaios: Durante a gravidez, há uma diminuição da quantidade de sangue circulante que vai para o cérebro, já que o útero necessita de uma maior quantidade de sangue. As tonturas e desmaios aparecem principalmente no início da gestação. Evite ficar muito tempo sem comer. Diminua a quantidade de alimentos em uma refeição e faça um número maior de refeições durante o dia com um intervalo curto de tempo. Evite também roupas pesadas no calor, tome cuidado ao sair do banho e não levante muito depressa de cadeiras e camas.

sintomas-gravidez-fadigaSonolência / Fadiga: As mudanças hormonais podem proporcionar sonolência e fadiga, principalmente no primeiro trimestre. A fadiga pode voltar no final da gravidez devido ao peso da barriga e do corpo, acompanhada novamente da sonolência devido às noites mal dormidas. Evite excesso de atividade, descanse sempre que puder, mantenha uma alimentação leve e faça exercícios de relaxamentos.

Prisão de Ventre / Gases: O sistema digestivo é o mais afetado durante a gravidez, pois há um relaxamento dos músculos e órgãos. Para evitar esses sintomas, é necessária uma alimentação leve, com legumes, frutas e verduras, ingerir muita água para ajudar o intestino a funcionar melhor. Não é recomendado o uso de laxantes sem receita ou recomendação médica. Há receitas de laxantes naturais, como água de ameixa preta, que podem auxiliar no funcionamento do intestino.

Vontade de urinar várias vezes: No começo da gravidez, a constante vontade de urinar se deve aos fatores hormonais. Nos últimos três meses de gestação, o útero fica maior, comprimindo a bexiga, ou seja, a capacidade de armazenar urina da bexiga é reduzida, aumentando a vontade de urinar.  Esse é um sintoma que atinge todas as mulheres.

Manchas na pele: Outro sintoma causado pela alteração hormonal. As manchas são escuras e costumam aparecer no rosto ou na barriga/virilha. Utilize protetor solar para prevenção da manchas e evite exposição ao sol no período das 10 até as 16 horas.

Inchaço: O volume de líquido no corpo aumenta durante a gravidez resultando no inchaço. Evite alimentos salgados, procure ingerir muita fruta e ficar de pé durante muito tempo. Se o inchaço permanecer após a 26ª semana de gestação, procure um médico, pois poderá ser um sintoma de hipertensão.

                                                    sintomas-gravidez

Com uma dieta balanceada e alguns cuidados é possível ter uma gestação tranqüila, porém não cuidados médicos e acompanhamento pré-natal não devem ser dispensados.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.