Saúde

Sintomas AVC – Quais São e Como Reconhecer

avcO AVC – Acidente Vascular Cerebral – é conhecido popularmente como derrame cerebral, causado por um entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos. Ocorre subitamente e o paciente pode apresentar paralisia ou dificuldade de movimentação de um lado do corpo. Quando um paciente apresenta o AVC, precisa ser socorrido imediatamente, pois o quadro pode evoluir com sequelas ou até mesmo morte. Os fatores de risco dessa doença são: idade avançada, hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, tabagismo, entre outros. Saiba quais são os sintomas da doença e como reconhecer, impedindo assim ocorrências mais graves.

Quais São e Como Reconhecer os Sintomas AVC

Fraqueza nos Membros: Um dos sintomas da doença é uma fraqueza súbita de um braço, perna ou dos dois membros de apenas um lado do corpo. Essa fraqueza pode apresentar de forma suave, ou como uma paralisia total. Não é típico do AVC apresentar paralisia dos dois lados do corpo ao mesmo tempo. Essa fraqueza é chamada de "fraqueza motora" e para identificá-la, basta erguer os braços na altura dos ombros, em posição de sonâmbulo, e se um dos braços começar a cair involuntariamente, é sinal da fraqueza motora e o ideal é buscar orientação médica.

Assimetria Facial:  A paralisia facial e unilateral também é típica do AVC. Um dos lados da face fica paralisada e a boca fica em direção contrária ao lado paralisado. Em caso do rosto paralisado, é indicado que o paciente tente sorrir ou assobiar. Caso seja um sintoma do AVC, isso será facilmente notado com os testes.

Alterações da Fala: Em alguns casos a dificuldade na fala, até mesmo para falar nomes simples, como cores, objetos ou repetir o que um familiar falou. Além da fala em si, escrever também pode ser uma dificuldade para quem apresenta o sintoma do AVC.

Confusão Mental: A fala pode ficar comprometida, mas não só ela, como a mente também. Alguns pacientes perdem a noção do tempo, sem saber o ano e o mês em que está, não reconhece lugares e etc.

Alteração no Caminhar: O AVC pode causar desequilíbrio, deixando o paciente com dificuldade para andar. Além disso, há uma diminuição da força ou até mesmo dificuldade na coordenalão motora.

Crise Convulsiva: Em alguns pacientes, a doença se manifesta como uma crise de convulsão, fazendo com que os mesmos percam a consciência. Mas essas crises podem não só ser um sintoma, como se tornar uma sequela. Algumas pessoas apresentam epilepsia depois do AVC.

Coma: O sintoma mais grave da doença é a redução da consciência, podendo deixar o paciente em coma. Isso acontece em casos de AVC hemorrágico ou extenso.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.