Saúde

Síndrome do Túnel do Carpo – Sintomas e Tratamento

Síndrome do túnel do carpo é o resultado da compressão do nervo mediano no canal do carpo, que fica localizada entre a mão e o antebraço. É este nervo mediano que da a sensação e movimento ao lado da mão em que fica o polegar na região da mão, polegar, o indicador, o dedo médio e o lado do dedo anular que esta mais perto do polegar.

Síndrome do Túnel do Carpo Sintoma

Sintomas do Túnel do Carpo

A área do punho onde passam os nervos até as mãos é chamada de túnel de carpal. Normalmente este túnel é bem estreito e qualquer inchaço pode comprimir o nervo e causar os sintomas. Normalmente os problemas acontecem por causa da baixa do estrógeno e o diabetes, hipotireoidismo e outras complicações hormonais podem por fim desencadear o problema de firmeza e formigamento das mãos sintomas do túnel do carpo. De acordo com o Dr Rames Mattar, ortopedista do Einstein,  a melhor maneira de tratar a doença é trabalhar em cima do problema de base e não somente verificar se existe a anormalidade do punho. “Se resolvida esta dificuldade de base, a síndrome pode melhorar”, explica o especialista, afirmando que, diferente da crença comum, teoricamente a anomalia não tem relação com atividades realizadas com a mão. “A ciência ainda não fez esta comprovação. Tanto que, hoje, nem se aconselha mais deixar de realizar atividades com a mão. O ideal é apenas usar o imobilizador para dormir, a fim de melhorar os sintomas”, explica o DR Rames.

Síndrome do Túnel do Carpo - Sintomas

Alguns fatores são associados à síndrome do túnel do carpo, embora sozinhos não consigam desencadear a síndrome eles aumenta a chance de desenvolver ou piorar a lesão no nervo mediano.

Compartilhamos abaixo alguns destes fatores:

Anatômicos:  A fratura de punho ou deslocamento que altera o espaço dentro do túnel do carpo pode criar uma pressão diferente sobre o nervo mediano. Aqueles que possuem túneis do carpo menores podem ser mais propensos a ter síndrome do túnel do carpo.

Síndrome do Túnel do Carpo Sintomas

Sexo:  As mulheres tem mais propensão a desenvolver a síndrome do túnel do carpo porque ali a  área  é relativamente menor do que em homens.

Síndrome do Túnel do Carpo

Condições prejudiciais ao nervo: Doenças crônicas, por exemplo, diabetes aumentam o risco de danos aos nervos, incluindo danos ao mediano.

Síndrome do Túnel do Carpo.

Inflamação nas articulações: Doenças que são caracterizadas por inflamação nas articulações, tais como artrite reumatoide, podem afetar os tendões em seu pulso, exercendo pressão sobre o nervo mediano.

Síndrome do Túnel  Carpo Sintoma

Fluidos corporais: A retenção de líquidos muito comuns durante a gravidez ou a menopausa, pode aumentar a pressão dentro do túnel do carpo, desta forma irrita o nervo mediano. A síndrome do túnel do carpo quando associada à gravidez normalmente desaparece após a gravidez.

Síndrome do Túnel do Carpo. Sintomas

Além das mencionadas acima algumas condições, como menopausa, obesidade, distúrbios da tireoide e insuficiência renal, podem causar as chances de desenvolvimento da síndrome do túnel do carpo.

Sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo

Síndrome do Túnel do Carpo existe a possibilidade de no trabalho com ferramentas vibratórias ou em uma linha de montagem que exige flexão prolongada ou repetitiva do pulso aconteça uma pressão que prejudique o nervo mediano, ou piore a lesão do nervo existente. Mas, as evidências científicas ainda não confirmaram estes fatores como causas diretas da síndrome do túnel do carpo.

Abaixo compartilhamos alguns dos sintomas de Síndrome do Túnel do Carpo:

– Dormência ou formigamento do polegar e dos dois ou três dedos seguintes, de uma ou de ambas as mãos;

– Dormência ou formigamento da palma da mão;

– Dor que se estende até o cotovelo;

– Dor no punho ou na mão, de um ou dos dois lados;

– Problemas com movimentos finos dos dedos a coordenação em uma ou ambas as mãos;

– Desgaste do músculo sob o polegar nos casos avançados ou de longa duração;

– Movimento de pinça débil ou dificuldade para carregar bolsas que é uma queixa bem comum;

– Fraqueza em uma ou ambas as mãos.

Caso tenha estes sinais e sintomas sugestivos de síndrome do túnel do carpo persistentes e se eles atrapalharem suas atividades normais e nos padrões de sono, consulte um médico especialista. Sem efetuar o tratamento correto a condição pode acabar em dano permanente ao nervo e a outras lesões musculares.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Verifique sua saúde e cuide bem dela, procure sempre um médico de confiança! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.