Saúde

Síndrome de Congestão Pélvica  – Sintomas e Tratamento

Síndrome de Congestão Pélvica afetam normalmente as mulheres principalmente as que já tiveram mais de dois filhos e costuma ser extremamente dolorosa. Elas são uma das causas de dor crônicas abdominais e costumam acontecer depois dos 30 anos de idade.

Síndrome de Congestão Pélvica  - Sintomas e Tratamento

Sintomas da Síndrome de Congestão Pélvica 

Às vezes as fortes dores menstruais podem não ser apenas uma cólica.  Se a mulher já teve ao menos um filho e tem dores crônicas na região superior da pelve pode ser um dos sintomas da Síndrome de Congestão Pélvica ou como é conhecida as varizes pélvicas.  Trata-se de uma condição delicada que pode acontecer em mulheres entre 30 e 50 anos no período pré-menstrual e que podem permanecer até o final da menstruação em alguns casos. Além de uma dor muito forte pode acontecer a distensão, prisão de ventre, congestão abdominal, dores na relação sexual e hemorragia abundante.

Síndrome de Congestão Pélvica  - Sintomas e Tratamento

Ela também esta associada ao aparecimento das varizes dos membros inferiores que normalmente são mais comuns nas coxas, panturrilhas e pés. As mulheres são mais acometidas de varizes pélvicas por causa da produção de um hormônio feminino o estradiol que é responsável pela dilatação das veias ovarianas e uterinas. Síndrome de Congestão Pélvica  acontece por causa do aparecimento de dilatações varicosas na zona genital feminina devido à incapacidade das veias do ovário de recuperar o seu tamanho normal após a gestação, podendo ficar com um diâmetro até 60 vezes maior que o habitual.

Tratamento Síndrome de Congestão Pélvica 

Adquirir hábitos de vida mais saudáveis podem ajudar diretamente para a melhoria dos sintomas, como por exemplo, prática diária de exercícios físicos, alimentação saudável, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, evitar a obesidade e o sedentarismo. O tratamento é feito com medicação e em casos mais graves pode ser necessário o procedimento cirúrgico.

Síndrome de Congestão Pélvica  - Sintomas e Tratamento

Uso de medicamentos via oral, ajuda a diminuir a dilatação melhorando assim os sintomas, mas este tipo de tratamento nem sempre é eficaz. Caso os medicamentos não deem  resultado o ginecologista e o cirurgião vascular precisam fazer o diagnóstico indicando a cirurgia em comum acordo. Este tratamento é chamado de embolização das varizes pélvicas. É uma cirurgia pouco invasiva e é realizada através de uma pequena punção feita na virilha. A cirurgia é feita no sistema day hospital, com anestesia local, e o  procedimento pode durar de 02 a 04 horas e a paciente tem alta em aproximadamente 04 horas pós o ato cirúrgico. A embolização com molas só é recomendada para pacientes que não responderam bem ao tratamento clinico, este procedimento tem um grau de eficiência de até 90%.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Caso tenha alguns destes sintomas procure seu ginecologista para uma avaliação! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.