Saúde

Síndrome de Borderline – Sintomas

Síndrome de Borderline também conhecida como transtorno de personalidade limítrofe-TPL e tem como característica as mudanças súbitas de humor, medo de ser abandonado pelos amigos e comportamentos impulsivos, como por exemplo, gastar dinheiro descontroladamente ou comer compulsivamente. Muitas vezes esta síndrome é confundida com doenças como esquizofrenia ou doença bipolar, mas a duração e intensidade das emoções são bem diferentes, sendo essencial ser avaliado por um psiquiatra para saber o diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado.

Síndrome de Borderline – Sintomas

Sintomas da Síndrome de  Borderline

A Sindrome de Borderlina é mais comum em mulheres e afeta muito o equilíbrio emocional causando grandes problemas principalmente no dia a dia no trabalho e nos relacionamentos. Esta instabilidade emocional também afeta a autoimagem. Pode ser desenvolvida por fatores genéticos e também ambientais.

Síndrome de Borderline – Sintomas

Compartilhamos abaixo alguns dos sintomas da Síndrome de Borderline:

Instabilidade emocional com momentos de angústia, medo, inquietude e ansiedade que  muitas vezes são  independentes de qualquer acontecimento

Medo do abandono que gera o sentimento de que será abandonado pelos familiares e amigos a qualquer momento, simplesmente porque ele não os merece. Isso causa um medo muito grande e a fisionomia entristecida. Qualquer episódio de cancelamento de compromisso ou fim de relacionamento pode desencadear uma raiva inadequada. Os relacionamentos quase sempre se tornam perturbados, repletos de discussões e instabilidades devido a essa insegurança.

Impulsividade e dependência por jogos, gasto de dinheiro descontrolado, consumo exagerado de comida, uso de substâncias e, em alguns casos, não são capazes de cumprir regras ou leis;

Compulsões buscando oportunidades perigosas como lutas e esportes radicais uma maneira de compensar o sofrimento emocional pela dor física, chegando ao limite de mutilar a si mesmo. Os familiares devem estar sempre atento pois estes momentos de exagero podem levar ao suicídio.

Relacionamentos conturbados com paixões repentinas e muitas demonstrações de ciúme ou culpa, desvalorização e raiva aparecem, complicando o relacionamento. piorando ainda mais sua autoestima.

Síndrome de Borderline – Sintomas

A Síndrome de Borderline pode acontecer devido a predisposição genética, mas as experiências emocionais fortes enquanto criança, como enfrentar uma doença ou morte e situações de abuso sexual ou de negligência podem levar ao desenvolvimento desta síndrome. Seu  tratamento pode incluir terapia e medicação e se mostra eficaz, principalmente na prevenção da automutilação e suicídio. A presença de um especialista para o diagnóstico e tratamento é essencial, pois outros quadros podem disfarçar o transtorno ou ainda ser confundido com outras situações.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A Síndrome de Borderline deve ser tratada rapidamente para evitar danos maiores ao seu portador! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.