Saúde

Síndrome de Asperger – Como Identificar

Síndrome de Asperger é um problema neurológico da família dos transtornos do espectro autista, que afeta de 3 a 7 em cada mil crianças. Cada criança pode demonstrar um conjunto diferente de sintomas, por isso não existe uma lista precisa dos comportamentos para um diagnóstico. Mas existem muitos comportamentos que podem ser sinais da síndrome.

Síndrome de Asperger – Como Identificar

Como Identificar Síndrome de Asperger

É muito importante perceber os sintomas da Síndrome de Asperger no seu início para poder diagnosticá-lo a tempo fazer o tratamento com um especialista.  É muito difícil diferenciar de outros tipos de problemas e não é incomum a criança ser diagnosticada com o déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ao invés de Síndrome de Asperger (SA) por isso é muito importante ser avaliada por um profissional.

Síndrome de Asperger – Como Identificar

Abaixo compartilhamos alguns dos comportamentos mais comuns de Síndrome de Asperger:

É comum que a criança portadora de síndrome de Asperger se concentre em poucos interesses ou em apenas um, fazendo a mesma coisa por horas e horas. Ela pode parecer obcecada por alguma coisa, pode ser um brinquedo como carrinhos, bonecas, livros de histórias… É possível verificar que ela repete e se dedica à brincadeira por um tempo exagerado.

Em alguns casos, a criança com SA parece um pequeno sábio, com habilidades verbais avançadas, mas, por causa do espectro autista, sua conversa pode focar apenas um tema do qual ela quer falar o tempo todo. Sua maneira de falar também chama a atenção por ser muito formal, mais do que o normal para a idade dela, por isso, em alguns casos, ela prefere conversar apenas com os adultos.

Síndrome de Asperger – Como Identificar

A criança apresenta muita dificuldade social ao decifrar uma linguagem corporal, esperar a vez para realizar uma atividade ou para ter uma conversa pode ser bem difícil. Ela tem dificuldade em fazer um trabalho em grupo na escola porque não costuma esperar a sua vez de participar e não é capaz de aceitar outros pontos de vista, nem consegue manter uma conversa. Como consequência as crianças com Asperger podem ficar isoladas de outras crianças.

As crianças de Asperger precisam de rotinas diárias, do contrário eles ficam muito confusos. Tomar banho às 8h30, café da manhã às 9h00, almoço às 12h00, jantar às 18h00, ir pra cama às 21h30… Precisam ter uma vida muito bem estruturada. Sair da rotina apenas para poder fazer compras ou simplesmente sair de casa casualmente pode ser um caos. É preciso preparar a criança sobre esta mudança de planos com dias de antecedência, para evitar que fiquem desconfortáveis.

Muitas crianças com síndrome de Asperger não conseguem administrar as suas próprias emoções de forma certa, por isso, quando estão sobrecarregadas emocionalmente fazem birras. Os pais percebem que há uma incapacidade de controlar emoções quando a situação estiver fora de controle.

Existe uma total falta de empatia com os outros, eles não têm a noção de que as outras pessoas também têm sentimentos, desejos e necessidades, é como se vivessem em sua própria bolha.

Síndrome de Asperger – Como Identificar

Crianças com síndrome de Asperger sentem muita dificuldade para entender o que está sendo transmitido através da mudança do tom de voz e podem dar um sentido literal às palavras. Não entendem quando alguém esta sendo sarcástico, irônico ou  a frase tem duplo sentido, não conseguem distinguir quando se fala sério ou brincando, acreditam que tudo o que lhes é dito seja mentira.

A linguagem corporal é diferente na criança, elas podem ter uma postura ou expressões faciais incomuns, olhar muito outra pessoa ou evitar o contato visual por completo.

Existe em alguns casos atraso no desenvolvimento motor em habilidades básicas, tais como escrever ou andar de bicicleta.

Em alguns casos, a criança possui maior sensibilidade sensorial, que pode ser facilmente estimulada por algumas sensações como luzes brilhantes, ruídos altos ou texturas.

Síndrome de Asperger – Como Identificar

Normalmente estas crianças quando se tornam adultas são acusadas injustamente de não encaixar na sociedade ou de serem extravagantes demais, entre outros adjetivos. É muito mais difícil identificar a Síndrome de Asperger em pessoas adultas porque sua inteligência é normal e inclusive superior à média. Normalmente exige um acompanhamento exaustivo e muito controle por parte de um especialista.

Se houver qualquer suspeita que a criança possa ter a síndrome de Asperger, o melhor a fazer é consultar um especialista para uma avaliação profissional. Mas, um diagnóstico de Asperger não é o fim, mas o início de um caminho diferente de outros “neurotípicos”. Muitos famosos geniais como Albert Einstein, Isaac Newton, Michael Phelps, Bill Gates, Tim Burtom e muitos outros e músicos como Syd Barrett, fundador do Pink Floyd, têm sintomas de Síndrome de Asperger.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Sindrome de Asperger é possível fazer o tratamento logo que diagnosticado! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • síndrome de asperger como identificar

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.