Saúde

Síndrome da Boca Seca – Sintomas

Síndrome da Boca Seca também conhecida como xerostomia  tem como característica a falta ou diminuição de saliva na boca. Isto normalmente acontece por problemas nas glândulas salivares. Quem tem este tipo de problema não costumam considera-la um problema, mas  a xerostomia pode trazer graves consequências com o passar do tempo.

Sintomas da Síndrome da Boca Seca

A salivação é essencial para o bom funcionamento do aparelho digestivo e também tem a função de limpar, proteger e lubrificar a boca. A síndrome da boca seca é rara podendo afetar até 40% da população mundial. Principalmente quem costuma usar medicamentos, além daqueles com mais de 55 anos. É uma condição que pode ser desencadeada por vários fatores, tanto emocionais como fisiológicos.

Compartilhamos abaixo algumas dos sintomas da Síndrome da Boca Seca:

-Sensação pegajosa na língua;

-Língua avermelhada, áspera ou seca;

-Sensação ruim na garganta, como se fosse um pigarro;

-Feridas nos cantos da boca;

-Fissuras nos lábios;

-Ardência lingual;

-Mau hálito;

-Sede frequente;

-Dificuldade ao falar;

-Rouquidão;

-Secura nas vias nasais;

-Dor de garganta.

Não há nenhum tratamento: já que é uma condição que pode ter várias causas. É importante a consulta com um especialista se perceber a sensação de boca seca com frequência porque os tratamentos também variam muito. É importante que todos mantenham uma excelente higiene oral, escovando bem os dentes e usando o fio dental diariamente. Isto ajuda a prevenir a Síndrome da boca seca e também a maioria das doenças bucais.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Mantenha a higiene da sua boca em dia e sempre procure tratamento com um especialista em caso de algum problema! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.