Saúde

Serotonina Natural Baixa – Sintomas e Como Aumentar

Serotonina Natural no caso de sempre acordar depressivo, irritado, mas, sem motivos que possam justificar este estado de espírito então, o problema pode ser orgânico. Uma das possibilidades para a depressão e apatia sem causas aparentes, poderá estar na baixa produção de serotonina pelo organismo. A boa noticia é que existe maneiras de resolver e aumentar a serotonina naturalmente, sem remédios.

Sintomas de Serotonina Natural Baixa

A serotonina é um neurotransmissor, ela que transmite sinais a partir do cérebro para outras áreas do nosso corpo. A serotonina é fabricada no cérebro, mas, aproximadamente 90% dela está circulando pelo nosso sistema digestivo e nas plaquetas do sangue. Dessa maneira este E neurotransmissor influencia várias de nossas funções corporais e psicológicas. A maioria das 40 milhões de células do nosso cérebro é influenciada direta ou indiretamente pela serotonina. Podemos citar entre elas, as do apetite, desejo sexual, bom humor, sono, memória e aprendizagem, padrões de comportamento social, regulação da temperatura, etc. No campo físico, está ligada ao nosso sistema cardiovascular, musculatura, e sistema endócrino.

Compartilhamos abaixo alguns sintomas da serotonina baixa

-Crises de choro,

-Depressão;

-Insônia;

-Irritabilidade;

-Carência emocional;

-Queda considerável da autoestima;

-Pensamentos ruins;

-Desânimo;

-Ansiedade sem controle;

-Compulsividade por doces;

-Busca por alimentos o dia todo;

-Evidentemente que esses sintomas precisam ser avaliados por um profissional da área de saúde, e isolados, podem não estar associados somente à serotonina, mas, são um indício que algo não está funcionando como deveria.

Como Aumentar a Serotonina Natural Baixa

Os Carboidratos ajudam o corpo a liberar insulina. E neste caso o triptofano permanecerá na corrente sanguínea em níveis bastante elevados, por essa razão, a probabilidade de chegar ao cérebro é bem maior, então o nível de serotonina aumentará. É por esse motivo que algumas pessoas procuram consumir mais  doces todo tempo. O único problema é que o consumo de carboidratos também eleva o peso.

O exercício é uma boa dica de como aumentar a serotonina. Ele melhora o humor e a disposição. Estudos da Universidade do Texas mostram que os exercícios regulares, por aproximadamente 40 minutos diários, ajudam a melhorar o humor, podendo ser um tratamento tão eficaz quanto medicamentos antidepressivos. Mas, parece não funcionar da mesma forma para todos os indivíduos, ou seja, nem todos se mostram mais felizes após um treinamento, enquanto outros ficam “viciados” e precisam se exercitar diariamente.

Tomar banhos de sol também ajuda a aumentar a serotonina. Algumas pessoas sofrem de depressão sazonal, ou seja, nos meses frios e cinzentos. Elas costumam fazer tratamentos que induzem à luz solar. Uma evidência científica a essa informação está no cérebro humano post-mortem, onde os níveis de serotonina são mais elevados em pessoas que morreram no verão do que no inverno.

A dieta pode ser um forte fator para o problema. Principalmente devido ao triptofano, que faz a serotonina aumentar no cérebro de seres humanos e de animais. Os alimentos com maiores índices de triptofano são a castanha do Pará, nozes, chocolate amargo, banana, abacaxi, abacate, batata, ervilhas, etc

Segundo estudos das universidades de Stanford e Columbia, as pessoas quando meditam inibem a produção de cortisol e adrenalina, que são os hormônios do estresse, ao mesmo tempo que a produção de serotonina aumenta. Eles comprovam que quem medita tem menor risco de depressão, portanto, a meditação deverá fazer parte de uma rotina diária.

Ter prazer e alegria ao praticar atividades como  dançar, viajar, fazer artesanato, andar, passear, pintar, tricotar, ler, conversar, enfim, faça coisas que lhe estimulem e revigorem.

Alguns alimentos ricos em proteínas, como a carne, frango, leite e derivados, contém altos níveis de triptofano. Ironicamente, após uma refeição onde esses alimentos foram o prato principal, ocorrerá uma queda nos níveis de serotonina. De acordo com alguns nutricionistas, nessas refeições haverá um excesso de aminoácidos, entre eles o triptofano, lutando ao mesmo tempo para chegarem ao cérebro, por esse motivo apenas uma pequena quantidade desse triptofano conseguirá atingir a meta, tendo que dividir espaço com todos os outros aminoácidos, portanto, a serotonina se manterá em baixa.

De qualquer maneira é muito importante procurar ajuda médica caso os tratamentos paliativos não derem resultado. Eles pode utilizar alguns remédios que não farão efeito imediatamente. Ele poderão levar, no mínimo, quinze dias, chegando em alguns casos, a oito semanas, até atingirem seu potencial máximo no organismo.

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