Saúde

Semente de Painço – Benefícios

Semente de Painço é utilizada na alimentação de pássaros, entretanto este composto de grãos e cereais contem nutrientes que são muito benéficos à nossa saúde. O painço é fonte de magnésio, triptofano, manganês e fósforo. É também rico em proteínas, assim como o trigo, mas não contém glúten, sendo uma boa opção na dieta dos celíacos. É um cereal de fácil ingestão devido seu baixo teor de gordura.

semente-de-painco-beneficios

Benefícios da Semente de Painço

O organismo precisa da energia ATP – Trifosfato de Adenosina, uma molécula que é fundamental para a vida da célula sendo encontrada nos seres vivos. Sua função principal é armazenar energia para as atividades básicas das células. O ATP consiste em três grupos de fosfato e de uma unidade de adenosina, adenina e ribose e para funcionar a presença de fósforo na dieta, garante a formação dessa energia. O fósforo presente no painço faz do cereal uma fonte de energia e concentração, além de fortalecer os ossos.

Abaixo compartihamos benefícios da semente de Painço:

Auxilia no controle de peso: O painço é uma rica fonte de fibras e ajuda na digestão e no funcionamento do intestino. Também dão mais saciedade, deixando a fome longe por mais tempo e favorecendo o emagrecimento.

Protege o coração: Sendo uma fonte de magnésio o mineral que ajuda a regular o colesterol e a pressão arterial, ajudam a diminuir o risco de infarto e outras doenças cardíacas desde que acompanhado de uma dieta saudável.

semente-de-painco-beneficios

Ossos fortes: O Magnésio, manganês e fósforo são os nutrientes do painço que auxiliam a manter os ossos mais fortes. O fósforo e o manganês fazem parte da formação dos ossos e o magnésio auxilia na absorção do cálcio muito eficaz para manter a estrutura óssea forte, prevenindo a osteoporose.

Aumento de Felicidade: Sendo fonte da substancia triptofano, o painço ajuda na produção de serotonina que é o hormônio responsável pelo bom humor. Juntamente com o magnésio presente no painço, ajuda na conversão do triptofano para serotonina e isso contribui para a sensação de felicidade.

semente-de-painco

Prevenção contra o câncer: Tem ação preventiva no câncer de mama, devido a presença de antioxidantes e as mulheres a partir da pré-menopausa devem ter uma dieta rica em fibras e antioxidantes e o painço, oferece ainda, a proteção das lignanas. As lignanas são fitoquímicos produzidos pelo corpo, mais especificamente no cólon, que surgem a partir de precursores encontrados nos alimentos. Elas possuem fitoestrógenos capazes de regular os hormônios femininos, principalmente na menopausa e períodos pré-menstruais, ajudando a diminuir as flutuações hormonais. 

O consumo pode ser feito com uma colher de sopa, duas vezes por semana, em saladas ou sua farinha em bolos, tortas, mingaus, sopas. Mas não deve ser consumido em exagero, pois o painço pode causar diarreia devido a presença das fibras em sua composição.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A semente de painço é excelente para compor suas dietas e auxiliar no emagrecimento! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.