Saúde

Semente Chia – Benefícios e Como Usar

Semente Chia é originária do México e suas sementes já eram utilizadas como alimento pelos povos da América Central há muitos séculos, seu nome cientifico Sálvia hispânica L. Também é conhecida como salvia hispanica pois é da família das lamiaceas como o linho e a sálvia.

Semente Chia– Benefícios e Como Usar

Benefícios da Semente Chia

A Chia tem sido muito indicada por especialista para completar a nutrição humana, pois nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a ela se tornou conhecida mesmo por seus benefícios em dietas para emagrecimento. Fazer uso da Chia na alimentação incluem benefícios como regular as taxas de colesterol sanguíneo e fortalecer o sistema imunológico, previne envelhecimento precoce, melhora imunidade do organismo, reduz sintomas de déficit de atenção e hiperatividade.

As sementes de chia são consideradas um superalimento porque elas tem:

– Duas vezes mais de proteína de qualquer outro grão;

– Três vezes mais antioxidantes que o mirtilo (blueberry)

– Cinco vezes mais cálcio que o leite;

– Duas vezes mais potássio de uma banana;

– Três vezes mais ferro que o espinafre.

Semente Chia– Benefícios  Como Usar

Abaixo compartilhamos mais alguns benefícios de Sementes de Chia

Inchaço: Como é capaz de regular o funcionamento do intestino e a pressão sanguínea diminui a retenção de líquidos diminuindo os inchaços.

Pele: Tal qual a linhaça ela pertence ao grupo das sementes mucilaginosas e formam um gel incolor assim que misturadas à água. Benéficas ao intestino previnem o acumulo de toxinas no organismo deixando a pele saudável.

Bom Humor: Por ser rica em cálcio, ferro e magnésio mantém a saúde óssea auxilia na construção do tecido muscular e no controle do humor e ainda ajuda a combater o estresse.

Semente Chia

Doenças: Como grande fonte de vitamina B sua atividade antioxidante tem efeito protetor contra agregação plaquetária, anti-inflamatório e antiviral ela também protege contra doenças cardiovasculares, câncer de pulmão e de estômago e ajuda a melhorar as funções cognitivas.

Proteínas: Devido ao seu perfil de aminoácidos que são a isoleucina, leucina, valina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano existente nas sementes ela é uma perfeita fonte proteica.

Outras doenças: consumir regularmente as Sementes de Chia ajuda a controlar a pressão arterial elevada e o diabetes porque auxilia no controle da glicemia. Por serem isentas de glúten, são uma opção perfeita para celíacos.

Como Usar Semente de Chia

A  semente de chia deve ser hidratada de um dia para o outro, em água filtrada. O recomendado é utilizar a quantidade de 1 colher (sopa) da semente para cada 1/2 xícara (chá) de água filtrada, todos os dias.

A chia não pode ser nem triturada e nem mastigada. Ela deve ser hidratada desta maneira os seus nutrientes podem ser melhor aproveitados pelo nosso corpo. Depois de hidratada, de um dia para o outro, surge uma gelatina branca e esta gelatina é que deve ser ingerida, pois é neste estado que podem aproveitar todos os seus benefícios.

Semente Chia Benefícios

Cuidados com a ingestão da Semente de Chia:

É preciso cuidados na hora de ingerir a semente de Chia ela pode absorver muita quantidade de água e crescer até sete vezes mais o seu próprio peso. Consumi-la sem hidratar pode leva-lo a um hospital.  Nina Manolson, coaching em saúde, em Boston, Estados Unidos informou que se ingerimos as sementes secas, sem deixá-las em algum líquido para que os absorva antes da ingestão, elas absorverão a água que existe no seu organismo, o que resultara em uma oclusão. Segundo a médica Rebeca Rawl “Ninguém deve consumir as sementes de chia secas. O impacto da semente de chia no esôfago pode ser grande”.

Abaixo compartilhamos vídeo sobre as Sementes de Chia:

https://youtu.be/4cz1KfngiuY

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A semente de chia traz muitos benefícios a saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.