Economia

Saúde Financeira – Como Manter

Saúde Financeira não é um assunto muito fácil para alguns. Com muitos problemas acabam perdendo o controle e na maioria das vezes pode deixar de  alcançar seus sonhos financeiros, como comprar uma casa, fazer uma viagem, renovar a decoração do quarto e muitos outros. Para poder realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos é necessário manter a saúde financeira em dia. Conseguir manter as contas reguladas e equilibrar as finanças é possível se puderem seguir algumas dicas e ter força de vontade.

Saúde Financeira – Como Manter

Como Manter a Saúde Financeira

O mais importante é iniciar com um bom controle do dinheiro sabendo com certeza quanto ganha e quanto gasta para organizar as despesas com as suas rendas. Com esse controle é possível descobrir se gasta mais do que ganha ou se está dentro dos limites. Controlar as finanças também ajuda a identificar onde esta sendo gasto o dinheiro e se está gastando demais com itens supérfluos. Quem tem dificuldades para fazer este controle pode usar a  tecnologia a seu favor.  Utilize  um aplicativo de controle financeiro para organizar melhor  o dinheiro.

Saúde Financeira – Como Manter

Para manter a saúde de suas finanças é indispensável saber usar controladamente o cartão de crédito. Uma boa maneira de fazer isso é deixa-lo em casa e usar somente em momentos de extrema necessidade. Se for possível cancele este cartão e faça suas compras à vista. Procure levar um padrão de vida abaixo do que ganha evitando estar todo mês no limite do que consegue ganhar. Viver no limite do orçamento é perigoso e pode ser uma grande dor de cabeça caso aconteça algum imprevisto. Vivendo em um padrão de vida um pouco mais simples poderá fazer uma reserva financeira seja para usar em emergência ou para investir. É bom construir uma reserva de emergência para suprir necessidades não planejadas. Criar esta reserva evita se faça um empréstimo ou utilize o cheque especial, prejudicando sua saúde financeira.

Saúde Financeira – Como Manter

Livre-se de suas dividas este é um problema comum entre os brasileiros. Contas atrasadas atrapalha o equilíbrio financeiro da família e é importante fazer um planejamento e ficar livre das dividas o quanto antes. Crie um plano para efetuar estes pagamentos. Procure iniciar pagando as mais baratas e em seguida use o incentivo para pagar as que ainda faltarem.

Saber investir seu dinheiro também é muito importante. Deixar o dinheiro parado ou em aplicações de baixa rentabilidade como a poupança, pode fazer com que seu dinheiro perca poder de compra, ou seja, o mesmo dinheiro vai comprar menos coisas do que antes. Opte por modalidades de investimento que valorizem o dinheiro. Existem muitas opções no mercado e para investir conheça seu perfil e busque por investimentos que sejam tão seguros quanto a poupança. Existem aplicações como  títulos de Renda Fixa, como CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI e LCA (Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio, respectivamente) e Tesouro Direto, por exemplo.

Saúde Financeira – Como Manter

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Cuide de sua saúde financeira com paciência e cautela e esteja pronto para imprevistos! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.