Saúde

Saquê Bebida Típica do Japão – Como Beber e Benefícios

Saquê Bebida Típica do Japão um produto tradicional e muito consumido nos restaurantes japoneses. O saque é único e tem sabores e aromas bem distintos. Por séculos, o saquê foi uma bebida apreciada somente pelos japoneses. Mas, aos  pouco  começou a ser exportada e apenas nos últimos 20 anos começou a se popularizar fora do Japão.

Saquê Bebida Típica do Japão – Como Beber e Benefícios

Como Beber o Saquê Bebida Típica do Japão

Com uso de ingredientes básicos como arroz e água, somados aos agentes de fermentação levedura e o fungo koji-kin, torna-se extraordinariamente puro, simples e ao mesmo tempo complexo. Um dos responsáveis por disseminá-lo no Brasil é Celso Ishiy, sommelier de saquê e um dos principais especialistas no assunto No Brasil. Ele também é diretor da Tradbras, empresa de importação e exportação de produtos orientais.

Saquê Bebida Típica do Japão – Como Beber e Benefícios

Compartilhamos abaixo como consumir o saquê:

Antigamente alguns colocavam sal para beber o saquê, mas agora com o aparecimento dos saques prêmios não é mais necessário misturar nada.

O saque pode ser tomado quente ou gelado, embora a maioria prefira consumir o saque gelado. Hoje é possível beber maravilhosos saquês quentes.

É mais  bonito e muito mais exótico beber o saquê em copo quadrado. Porém hoje em dia não se bebe mais saquê no Massú que é o copo quadrado de madeira. Mesmo sendo um hábito antigo alguns restaurantes continuam a usar.

O saquê não combina apenas com a gastronomia japonesa. Ele harmoniza bem com vários tipos de comida da italiana à alemã e até com feijoada. Cada prato tem o saquê que mais se adequa.

O saquê Premium é uma das bebidas mais puras que existem. Desta maneira ele  não causa ressaca na maioria das pessoas. Mas é bom ter em mente que cada corpo reage de maneira diferente à bebida alcoólica.

O saquê não é uma bebida genérica e hoje existem mais de 1.800 fabricantes de bebidas no Japão que produzem cerca de 40 mil rótulos. Isso da a bebida  uma diversidade fantástica. Cada um deles produz saquê de diferentes tipos e classificações. E hoje em dia esta muito mais fácil encontrá-los no Brasil.

Benefícios do Saquê Bebida Típica do Japão

O Saquê assim como o vinho tem um significado religioso para a Igreja Católica, tem sido usado em cerimônias xintoístas. Principalmente no Japão, onde é considerado a bebida dos deuses.

Saquê Bebida Típica do Japão – Como Beber e Benefícios

Compartilhamos abaixo alguns benefícios do Saquê:

O saquê ajuda a reduzir os riscos de alguns tipos de câncer segundo uma pesquisa da National Câncer Center, localizada no Japão que foi feita com 265.000 homens japoneses. Eles descobriram que os quem bebia saquê todos os dias possuem menor risco de câncer do que os que não consumiam. O Departamento Médico, da Universidade de Aichi, descreveu que alguns elementos que inibem a proliferação do câncer de bexiga, próstata e células de câncer uterino. A glucosamina presente no saquê ativa células anti-tumorais Natural Killer. Também é confirmado que o saquê tem a menor taxa de mortalidade de cirrose e câncer de pulmão, em relação a outras bebidas alcoólicas, como cerveja e uísque 1.

Sistema Cardiovascular se beneficia com o uso moderado de saquê. Seu consumo pode ajudar em doenças cardíacas e doenças cerebrovasculares, prevenindo a formação de coágulos sanguíneos ajudando na redução do colesterol. Beber moderadamente o saquê aumenta uroquinase, uma substância que libera coágulos sanguíneos.

Saquê Bebida Típica do Japão – Como Beber e Benefícios

Ajuda no clareamento de pele por conter substâncias que inibem o desempenho da melanina, um dos motivos pelo aparecimento de manchas solares, manchas de idade e sardas.

Auxilia no tratamento de pele áspera porque ele contém α-Etil Glucoside (α-EG) que dá amargor ao gosto de saquê. Este α-EG trata a pele áspera através da renovação de células epidérmicas 2.

Ajuda na prevenção de alergias por conter 5 que inibem a enzima chamada Catepsina B, uma das causas de alergias. Assim, o consumo moderado pode auxiliar na prevenção no aparecimento de alergias como a de pólen, alimentos e ácaros da poeira de casa 3,4.

É importante esclarecer que os benefícios do sake para saúde não se aplicam a consumir doses elevadas da mesma. Beber em grandes quantidades reverterá a maioria desses benefícios em malefícios. Beba moderadamente.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Use  o saquê para melhorar sua saúde mas consuma de forma moderada! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.