Saúde

Sapoti a Fruta Tropical  – O Que é e Principais Benefícios

Sapoti a Frutal tropical normalmente encontrada no Nordeste e em outras poucas regiões do Brasil. Para saber se esta madura basta observar a casca que solta um pó parecido com a areia. Neste momento a fruta já esta pronta para ser colhida e deixada em descanso de quatro a cinco dias antes de ser consumida.

Sapoti

O Que é Sapoti a Fruta Tropical

Sapoti a fruta tem o nome cientifico de Manilkara Zapota e é da familia Zapotaceae. Originada na América Central de lá foi distribuída para os outros continentes. Podemos encontrar Sapoti na Guatemala, Jamaica, Filipinas, Indonésia, Venezuela, Suriname e alguns outros países. No Brasil ela se concentra principalmente nas regiões Norte e Nordeste especificamente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte por possuírem o clima tropical quente e úmido, ou seco que é o mais favorável para seu desenvolvimento. Sua casca varia entre castanho e marrom é fina e dentro existe uma polpa de cor amarelada. Tem um tamanho entre três a dez centímetros de comprimento sua forma pode ser arredondada, achatada ou esférica. O sapoti tem diferentes variedades e recebe os nomes de Brow Sugar, Modello, Russel e muitos outros.

Sapoti-fruta

Principais Benefícios  da Fruta Tropical Sapoti

A fruta Sapoti é bem doce e um pouco gelatinosa pode ser usada de varias maneiras, entre elas, in natura, em receitas de tortas, bolos e sobremesas. A sua arvore da frutos durante quase o ano todo e com uma boa produção nos períodos de maior incidência de luminosidade natural sendo que suas frutas param nos meses de inverno.

– Rica em vitaminas A que é indispensável para a saúde dos olhos e a Vitamina C utilizada no combate do envelhecimento precoce das células do organismo. As duas unidas ajudam o sistema imunológico aumentando as defesas do corpo.

– A vitamina C é um importante nutriente antioxidante que está relacionado ao combate de células cancerígenas. Desta forma a fruta oferece elementos que equilibram a saúde e previnem o aparecimento de doenças.

– A sapoti cresce em árvores frondosas e ainda tem vitaminas do complexo B que ajudam o metabolismo e a absorção de nutrientes, facilitando o uso dessas substâncias pelos órgãos.

Sapoti-mão

– A fruta é uma grande fonte de fibras que são substâncias importantes para o funcionamento intestinal e evitam constipações e outros problemas do sistema digestivo.

– Rica em vitaminas B, C, Ferro, Fósforo, Cálcio é muito utilizado em receitas culinárias, consumido de maneira natural ou em forma de doces, sucos e bolos. Sua madeira é muito usada em carpintaria.

– A fruta Sapoti tem muitos nutrientes e benefícios e pode ser incluída na alimentação diária, mas com moderação. Embora ela tenha vários elementos que fazem bem para a saúde é um tanto calórica. Estima-se o valor de 96 calorias para cada 100 g.

– A fruta com seu sabor adocicado  não é a única parte aproveitável do pé de sapoti, o sapotizeiro, suas sementes e a casca também são usados na preparação de chás para tratamento de alguns sintomas de febre.

– A planta do Sapoti também é aproveitada em indústria alimentícia e moveleira. A seiva gera um tipo de látex usado para a fabricação de chicletes. Já a madeira dessa árvore vira móvel e cabos de facas.

Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Sapoti a Fruta Tropical doce como mel!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.