Saúde

Saiba O Que É Transtorno Bipolar – Causas, Sintomas e Tratamentos

Transtorno-Bipolar

O Transtorno Bipolar é um distúrbio psiquiátrico que é caracterizado por alternações de humor, entre depressão e euforia, esse último podendo ser chamado de mania ou hipomania. Esses períodos podem durar horas, dias, semanas ou meses e também podem variar na intensidade (moderada ou grave).
Esse distúrbio tem como principal público alvo homens e mulheres entre os 15 e 25 anos. Porém não se limita somente a esse público, atingindo também crianças e pessoas mais velhas.
Existem tipos diferentes de Transtorno Bipolar, sendo que cada um deles possui características distintas. São eles:
Tipo I: As fases de euforia (mania) duram em menos que as fases de depressão. Em ambas as fases os sintomas são sempre intensos, provocando mudanças de comportamento e conduta do paciente, e que podem afetar o relacionamento com familiares e amigos, além do desempenho profissional ou escolar. Na fase depressiva, o paciente pode tentar cometer suicídios, de acordo com o caso de gravidade do quadro clínico.

Tipo II: Uma alternância entre episódios de depressão e hipomania. A hipomania é um estado mais leve de euforia e excitação. Nesse tipo do transtorno não há prejuízo para o comportamento e as atividades do portador.

Misto: Os sintomas são característicos do Transtorno Bipolar, porém o tempo e o grau de intensidade que eles ocorrem não são suficientes para classificá-lo como tipo I ou II.

Ciclotímico: É um quadro mais leve, apresentando sintomas que são oscilações de humor entre hipomania e depressão leve. As alternâncias podem ocorrer durante um único dia, e os sintomas podem ser entendidos como temperamento instável.

saude-bipolaridade

Causas

Não há ainda uma causa comprovada do Transtorno Bipolar, porém alguns fatores podem ser indícios ou dar início ao distúrbio em questão, como: fatores genéticos; alterações em áreas do cérebro que afetem os neurotransmissores; episódios frequentes de depressão ou estresse prolongado; remédios que inibem o apetite; hipertireoidismo ou hipotireoidismo.

saude-transtorno-bipolar

Sintomas

O paciente para ser diagnosticado com o Transtorno Bipolar deve apresentar alguns sintomas, como:
Mania: estado de euforia; altoestima e autoconfiança em um nível elevado; perda do sono; agitação; desvio de atenção; aumento da libido; compulsão por falar; irritabilidade; impaciência; agressividade e etc. Em casos mais graves, o paciente apresenta delírios e alucinações nessa
fase.
Hipomania: os sintomas são semelhantes ao da mania, porém em menor intensidade, não resultando em prejuízo para o paciente ou para as pessoas próximas a ele.
Depressão: humor deprimido; tristeza profunda; apatia; desinteresse; alterações de sono e apetite; redução da libido; cansaço; isolamento social; culpa excessiva; ideias suicidas.

Tratamento

Embora o Transtorno Bipolar não tenha cura, ele pode ser controlado por uso de medicamentos, psicoterapia, mudanças de estilo de vida, eliminar consumo de substâncias como cafeína, anfetaminas, álcool, cocaína e etc.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.