Artesanato

Sachê Perfumado – Material e Como Fazer

Sachês perfumado é uma ótima opção para deixar aquele cheirinho agradável na sua casa e é muito fácil de fazer e bem econômico. Já no tempo dos nossos avós era costume colocar nas gavetas saches com perfumes de ervas para cada situação. Para as roupinhas de bebe um aroma, para vestidos de noiva era outro. Sempre com ervas selecionadas para cada caso. Os saches de ervas alem de manter a roupa perfumada também ajudam a espantar a famosa traça que roem toda roupa.

Nos dias de hoje temos duas opções usamos os sachês comprados em lojas de perfumaria ou usamos a tradição e emitamos nossos avós. Para seguir os costumes de nossos antepassados basta escolher a erva do seu gosto e colocar em saquinhos de filó, cetim ou tnt tudo feito com carinho e bem decorado e é só colocar em suas gavetas, armário, perto de livros e nas gavetas da cozinha é só escolher.

SAchê-Perfumado

Material Necessário Para Fazer Sachê Perfumado

Retalhos de tecido;

1 kg de sagu para guardar o aroma;

Essência perfumada de sua preferência;

15 ml de fixador de essência;

Fibra de tecido ou algodão;

Agulha;

Linha;

Fitas mimosas para enfeitar.

Como fazer Sachê Perfumado

Sachê Perfumado pode ser feito com ervas, mas o aroma é muito mais suave, podemos usar óleo essencial ou então essências de base oleosa que são baratas e podem substituir a planta desidratada, para quem ela não estiver acessível, e também seu cheiro é mais forte.

O material necessário para umedecer com o liquido e fazermos o sachê pode ser algodão plumante que são usados para encher travesseiros e bonecas, folhas ou fores secas de plantas, sagu ou qualquer material que absorva óleo e consiga liberar o cheirinho aos poucos.

Abaixo uma receitinha para você fazer seu sachê perfumado:

Coloque cem gramas de sagu, o álcool de cereal, a essência de sabonete e o fixador em um pote com tampa. Feche e agite muito bem para misturar os ingredientes. O sagu mudara de cor ao absorver os ingredientes. Mantenha tampado e coloque num lugar arejado por dois dias, assim o fixador deixara o sagu com um cheiro bem forte.

Sachê-sagu

Agora pegue o tecido escolhido e coloque em uma superfície plana e despeje sobre o tecido o ingrediente do pote.  Amarre as pontas do tecido como uma trouxinha  com  uma fita de cetim.

Abaixo alguns lugares para colocar seus sachês perfumados de acordo com a erva escolhida:

Armário feminino e de bebês: O sachê mais usado é o de lavanda. Ela tem propriedades medicinais agindo também como bactericida e fungicida. Ao ser usada como erva aromática afasta insetos, principalmente a traça de roupas que costumam ficar em gavetas roendo os tecidos e também papeis. O capim-limão age da mesma forma.

Sachê-Lavanda

Armário masculino: Pode-se usar o cedro que é ótimo para sachês para isso um pedaço da madeira ou sua serragem já é suficiente, coloque em tecido poroso. O óleo essencial de cedro é muito usado em perfumes masculino. Outra opção é a semente de zimbro e também o alecrim.

Sachê-Cedro

Armário e gavetas da cozinha: Pode-se usar ervas ou condimentos aromáticos usados na culinária como folhas de louro, cravo-da-índia e canela em rama, erva-doce e pimentas.

Sachê-cozinha

Armário do banheiro: O mais indicado é a lavanda e também a folha de eucalipto que tem um aroma muito bom para esse ambiente.

Sachê-Eucalipto122

Armario de roupa de cama, mesa e banho: Escolha entre perfume de lavanda, flores de laranjeira, bergamota, capim-limão, gerânio e vetiver.

Sachê-capim

Armário ou prateleiras de livros: Usar folhas de louro amarradas ou um pedaço de ramo com folhas afasta as traças de livros. Elas podem ficar por trás dos livros na prateleira sem uso de sachê mas podemos fazê para enfeitar o lugar.

Sachê-louro11

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria?  Com essas dicas faça seus sachês e deixe sua casa cheirosa! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.