Saúde

Rosácea – O Que É e Como Tratar

rosacea-faceA rosácea é uma doença de pele, que se caracteriza pelas suas manchas vermelhas na região central do rosto, como nariz, testa, queixo e bochechas. Muitas vezes pode ser confundida com acne ou dermatite e é uma doença que afeta em sua maioria, o público feminino. Confira todos os detalhes sobre esse problema, como surge e como tratá-lo.

O Que É Rosácea

Caracterizada como uma doença da pele de forma inflamatória e crônica, se manifesta com manchas avermelhadas no centro do rosto, podendo espalhar-se para as bochechas, testa e queixo, porem é muito raro se expandir para o pescoço, tórax ou couro cabeludo.
A doença atinge principalmente mulheres entre 30 e 50 anos, geralmente as que possuem a pele bem branca e costumam ficar com a aparência rosada quando estão envergonhadas ou praticam alguma atividade física. Embora a maior parte do público atingido pela doença seja feminino, é nos homens que a doença se desenvolve em sua forma mais grave.
Os sintomas da doença pode variar de acordo com a intensidade da mesma. A primeira manifestação é chamada de pré-rosácea, e se caracteriza por uma tendência à ruborização passageira da face. A evolução da doença acontece progressivamente para uma vermelhidão no centro da face, chamada de eritema, além da sensação de calor e ardência. Pode ocorrer nessas áreas, aumento de vasos sanguíneos semelhantes a teias de aranha, além de bolhas ou hematomas parecidos com acne.
Não existe uma causa específica, podendo ser uma característica genética, alterações hormonais, exposição ao sol, mudanças bruscas de temperatura do ambiente em que vive, uso abusivos de medicamentos, e bebidas alcoólicas.

Como Tratar

Não existe cura para a rosácea, porém é necessário que o paciente se cuide para que os sintomas sejam controlados. O tratamento é indicado de acordo com a evolução e grau de intensidade dos sintomas, e é recomendado por um dermatologista.
Não é indicado que o paciente se automedique, evite exposição ao sol, cosméticos e mudanças bruscas de temperatura. O uso do protetor solar é recomendado.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.