Receitas

Risoto com Ossobuco – Programa Mais Você Ana Maria Braga – Receita 02/10/2013

ossobuco-receita

 

 

Para as mulheres ou donas de casas que sempre estão a procura de novas receitas para usar a criatividade na cozinha, a receita de risoto com ossobuco na pressão. A receita é do programa Ana Maria Braga e uma deliciosa opção para um almoço ou um jantar especial. Aprenda a fazer a receita, confira passo a passo.

 

Receita

Ingredientes

Ossobuco:
1 cenoura média cortada em cubos
1 cebola média cortada em quatro partes
2 talos de salsão picado
1 alho poró picado
3 dentes de alho
Alecrim a gosto
Manjericão a gosto
Tomilho a gosto
1 colher de chá de pimenta do reino em grãos
2 colheres de sopa de sal
1 colher de sopa de azeite
4 pedaços de ossobuco (em torno de 1,60 kg)
1 xícara de chá de vinho branco seco
1/4 xícara de chá de óleo
1 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 litro de água fervente

Risoto:
1/4 xícara de vinho branco seco (120 ml)
2 xícaras de chá de arroz arbóreo ou carnaroli (400 gramas)
2 colheres de sopa de manteiga gelada
1 xícara de chá de queijo parmesão ralado

Como Fazer

Ossobuco:
Coloque em um processador a cenoura média picada em cubos, a cebola cortada em quatro partes, os talos de salsão picados, alho poró picado e os dentes de alho. Bata até que os ingredientes fiquem em pequenos pedaços. Depois, coloque os legumes em uma peneira e esprema para retirar o suco dos legumes. Despeje o suco em um saco plástico e reserve. Em um recipiente separado, reserve os legumes espremidos.
Em um pilão, coloque o alecrim, manjericão, tomilho a gosto. Além desses ingredientes, coloque também a pimenta do reino em grãos, o sal, o azeite e amasse todos os ingredientes até obter uma pasta. Esfregue essa pasta nos pedaços de ossobuco. Em seguida, coloque os pedaços dentro do saco plástico com o suco de legumes, e coloque também uma xícara (de chá) de vinho branco seco. Leve para a geladeira e deixe gelar por 12 horas.
Depois de deixar durante 12 horas o ossobuco na geladeira, retire os pedaços. Coloque em uma
panela de pressão o óleo e aqueça. Depois de aquecer o óleo, acrescente na panela os pedaços de ossobuco e doure bem os dois lados, o que dura cerca de 15 minutos).
Caso não consiga colocar os 4 ossobuco de uma vez na panela, doure dois pedaços de cada vez e reserve depois de dourar.
Na mesma panela de pressão, acrescente os legumes espremidos, e refogue rapidamente por 30 segundos. Depois, despeje na panela o líquido da marinada dos ossobucos, o tablete de caldo de carne dissolvido em um litro de água fervente, os ossobucos dourados e tampe a panela em fogo médio. Deixe cozinhar por 25 minutos depois que pegar pressão.

risoto-com-ossobuco-pressao

Risoto:
Depois de cozinhar os pedaços de ossobuco, retire a pressão da panela e coloque a carne em uma frigideira grande. Coe o caldo que ficou na panela e reserve, separando os legumes com uma peneira. Coloque duas xícaras de chá do caldo coado na frigideira e deixe fervendo até reduzir um pouco do volume, o que dura cerca de dois minutos.
Complete o caldo coado com água fervente até ficar com um total de 5 xícaras de líquido. Coloque na panela de pressão as 5 xícaras do líquido (caldo e água fervente), os legumes que você reservou, 1/2 xícara de vinho branco seco e deixe ferver.
Assim que o conteúdo da panela de pressão estiver fervendo, acrescente o arroz, tampe a panela e deixe cozinhar por 7 minutos depois de pegar pressão. Apague o fogo, retire a pressão da panela e adicione a manteiga gelada e o queijo parmesão ralado. Mexa os ingredientes até obter um risoto cremoso. Sirva o risoto com o ossobuco.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.