Saúde

Remédios Aparentemente Inofensivo – Efeitos, Cuidados e Riscos

Remédios aparentemente inofensivos, porém, o seus efeitos com o uso continuo e excessivo  leva a riscos. A Cientista Amoiuni Mourad que possui o cargo de assessora técnica do Conselheiro Regional de São Paulo, afirma em uma entrevista a Exame.com, que, embora o uso de remédios seja para um beneficio se usado corretamente, causam muito mal ao doente em determinadas situações.

REmedios-Efeitos

Segundo a Abifarma todo ano cerca de vinte mil pessoas morrem no país, por meio da automedicação. Os problemas mais comuns relacionados ao habito de auto se medicar são a intoxicação e às reações alérgicas ou de hipersensibilidade. 

Remédios Aparentemente Inofensivo – Efeitos, Cuidados e Riscos

Abaixo alguns remédios efeitos aparentemente inofensivos mas que na verdade podem causar grande mal no uso indiscriminado:

Antibióticos: O maior problema na utilização do antibiótico é não tomar a dose conforme indicada e também ignorar o período correto de tomar a medicações. Agindo desta forma o antibiótico mata somente as bactéria mais fracas permitindo que as mais resistentes continuem vivas e se proliferem. Desta forma o tratamento da infecção se torna mais difícil exigindo remédios cada vez mais caros, tóxicos e faz com que seja necessário seu uso por muito mais tempo. 

 

REmedios-Efeitos-Antibioticos

Vitaminas: O uso de vitaminas seja A,B,C,D ou E ou suas combinações podem impor mais riscos que benefícios. Em caso de se ingerir quantidades excessivas de vitaminas e de ter problema nos rins o corpo pode não eliminar o excesso acumulado no organismo. O risco causado por essa pratica são vômitos, diarreia, problemas no fígado, arritmias, osteoporose, perda de cabelo, irritabilidade, franqueza muscular e muitos outros sintomas. Segundo estudo feito pela Associação Médica Americana ingerir complementos que tenham vitaminas A, E ou betacaroteno esta ligado a um risco de cinco por cento de morte entre um grupo de aproximadamente 181 mil pessoas. 

Remedios-Efeitos-Vitamina

Paracetamol: Alguns pesquisadores ingleses afirmam que usar o paracetamol com doses acima da indicada como analgésico por um período de tempo muito extenso mesmo que seja por alguns dias causa danos muito grandes à saúde. Segundo estes pesquisadores ao tomar o remédio contra a dor em excesso causam muitos problemas ao fígado. Tomar muito paracetamol leva a overdose escalonada causando assim problemas no cérebro e no fígado gerando necessidade de diálise e também ajuda para poder respirar causando assim um risco muito grande de morte. 

Remedios-Efeitos-Paracetamol

Antigripais: Remédios efeitos aparentemente inofensivo como os  antigripais que contem em sua composição anti-inflamatória não esteroidais na sua composição diminuem a ação dos anti-hipertensivos por isso quem toma este tipo de medicação precisa prestar muita atenção na hora de comprar antigripais. 

Remedios-Efeitos-AntigripaisSibutramina: Muito conhecida por pessoas que desejam perder peso é indicada par tratamento de obesos. A sibutramina usada em excesso causa aceleração do batimento cardíaco, náuseas, e durante as quatro primeiras semanas em que esta sendo administrada pode causar delírios. 

Remedios-Efeitos-clorisub

Anticoncepcionais: O uso exagerado dos anticoncepcionais pode ocasionar a trombose uma doença que faz a coagulação do sangue dentro dos vasos sanguíneos e que pode causar a morte. Ser obesa ou fumante aumenta muito o risco e principalmente durante o primeiro ano de uso das pílulas anticoncepcionais. 

Remedios-Efeitos-Anbticonce

Dipirona: Normalmente utilizada contra cólicas e febres, a dipirona causa efeitos colaterais quando a tomada de forma exagerada. Os efeitos mais comuns são náusea, tremores e reações alérgicas. Pode causar também a agranulocitose esta doença faz com que o numero de glóbulos brancos diminuam no sangue. Glóbulos brancos são células que combatem as infecções bacterianas e sua diminuição pode causar a morte.

Remedios-EFeitos-DipiDorflex: Um dos remédios mais vendidos no Brasil segundo a IMS Health e indicado para dores musculares. Em sua composição encontramos o analgésico dipirona, um relaxante muscular a orfenadrina e também cafeína usado como estimulante. Esta descrita na bula como efeitos colaterais alteração do ritmo cardíaco, enjoos e algumas reações alérgicas. 

Remedios-Efeitos-dorflex

Vale lembrar alguns cuidados que se deve adotar ao tomar qualquer medicamento:

  • Manter os medicamentos em sua embalagem original;
  • Jamais utilize receita médica indicada para outra pessoa;
  • Sempre manter os remédios longe da umidade ou do sol;
  • Se houver criança na casa mantenha os remédios fora de seu alcance;
  • Verifique sempre o prazo de validade antes de tomar o medicamento.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

 

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.