Educação

Novas Regras de Correção – Redação do Enem – Dicas Para se Sair Bem

regras-redacao-enemO Exame Nacional do Ensino Médio – Enem- de 2013 será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro. Os alunos candidatos ao exame devem estar atentos não só nas provas objetivas, mas também ao realizar a redação, já que a nota dessa categoria é tão importante quanto as demais. Além disso, esse ano a correção será mais rígida e com novos critérios, diferente dos anos anteriores. Veja como vão funcionar as novas regras, e algumas dicas para se dar bem na hora de escrever a redação.

Novas Regras de Correção da Redação Enem

As novas regras foram estabelecidas, pois no ano passado, dois alunos receberam notas consideradas razoáveis em seus textos que continham receitas de macarrão instantâneo e hino do Palmeiras. Os candidatos receberam notas 560 e 500 pontos respectivamente.
Para evitar esse tipo de acontecimento, os número de corretores aumentou de 5 mil, para 8 mil. Além disso, não serão mais toleradas redações que apresentem parte ou trecho que não tenha relação com o tema proposto. Essas redações serão automaticamente anuladas e receberão nota 0.
Outro método também foi adotado para melhorar as correções das redações. Cada redação passará por dois avaliadores que darão uma nota cada um. Eles analisarão o domínio do candidato sobre a língua portuguesa, entre outras competências. Caso as duas notas tenham uma diferença de 100 pontos, a redação será enviada para um terceiro avaliador. Também é exigido que o candidato tenha um excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro.

Dicas Para se Sair Bem

Alguns critérios são exigidos na redação do Enem, que são chamados de habilidades e ao todo são cinco. Essas habilidades (retiradas do edital do Enem) são as seguintes:

  • Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
  • Compreender a proposta da redação (tema) e aplicar os conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos defendendo um ponto de vista;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos da linguística, que são necessários para a construção da boa argumentação;
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, sempre respeitando o direito do ser humano.

Dominar essas habilidades é a principal forma de se sair bem na redação. Além disso, como o texto é uma argumentação, você deverá expor sua opinião, e quanto mais claro isso for exposto, redacao-enemmelhor será sua chance de notas maiores. Dar uma opinião imparcial sobre o tema proposto, ou seja, ficar em cima do muro, não é bem visto pelos avaliadores.
Para se preparar para o Enem, é importante ler muito, ver os telejornais, para saber sobre os acontecimentos no mundo. Geralmente o tema proposto tem a ver com um dos acontecimentos atuais. Se informe bastante para saber como e sobre o que você deverá argumentar. Apresentar propostas como solução para o problema abordado (tema), também conta pontos para a nota.
Seja criativo. A criatividade aumenta a nota do participante, principalmente no título da redação. E lembre-se que nunca deverá plagiar um texto, uma redação, xingar ou utilizar palavras de baixo calão, pois esses fatores reduzem a nota ou desclassificam o candidato.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.
 

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.