Educação

Redação no Vestibular e ENEM – Dicas de Como Fazer

Redação no vestibular e ENEM tem um formato da escrita estilo dissertação argumentativa e neste gênero de texto é possível ao candidato construir uma tese no inicio e defender os diferentes pontos de vista durante a construção do texto.

redação-no Vestibular

Dicas de como Fazer a Redação no Vestibular e ENEM

Para escrever uma redação deve-se treinar bastante e prestar atenção aos detalhes que podem melhorar o texto. Ter o habito da leitura é uma maneira de aprimorar a sua escrita e os jornais e revistas são fontes muito ricas de informação mantendo o aluno atualizado. Muitas vezes o tema da redação é tirado de fatos que fazem parte da atualidade e estando bem informado auxilia muito na hora de compor sua redação.

redação-no Vestibular-folha

Abaixo algumas dicas para ajudar na hora de compor sua redação:

Tema: Leia muito bem é fundamental que ao fazer sua redação não fuja do tema. Leia muito bem a proposta e os textos de apoios, busque em sua prova se existe alguma questão que se relacione ao tema usado.  

Ideias: Neste momento é necessário fazer o planejamento de sua estratégia para montar o texto. Separes as ideias principais sobre o assunto que deseja desenvolver em um rascunho. Escolha o melhor tema de acordo com seu conhecimento.

Versão: Durante o rascunho preocupe-se com o conteúdo de seu texto e não com a gramatica. É hora de organizar seus argumentos o melhor possível. Suas ideias devem estar ligadas entre si para que seu texto esteja bem coerente e sua argumentação tambem para que o corretor consiga entender tudo que foi escrito muito bem.

Abaixo compartilhamos alguns cuidados básicos a respeito de gramatica organização de seu texto:

Vocabulário:

– Ao escrever sua redação use uma linguagem simples e clara usar palavras ou termos aos quais não esta familiarizado podem prejudicar a compreensão do texto;

– Procure não usar palavras cientificas, pois seu significado pode ser muito especifico e não se enquadrarem no contexto em que esta sendo aplicada;

– Evite usar figuras históricas a menos que seja preciso. Caso se engane com algum detalhe a respeito de alguma informação sobre o personagem histórico o seu texto estará prejudicado por verossimilhança, ou seja deixa de ser verdadeiro.

– Não use palavras ou expressões clichês ou usadas por outras pessoas que se tornaram conhecidas;

– Gírias jamais devem ser usadas nem mesmo figuras de linguagem, sua redação pode perder a clareza de conteúdo.

– Evite que sua redação se transforme em um discurso. As normas a serem mantidas durante a composição de sua redação devem ser às normas da língua.

– Durante o desenvolvimento da redação não use expressões do tipo eu acho, eu penso, eu sinto ou qualquer outra que seja semelhante;

Pontuação:

– As vírgulas devem ser evitadas e somente usadas quando realmente for necessário, se o texto tiver pausas desnecessárias podem atrapalhar a continuidade do texto e também o ritmo. Desta forma seu texto ficara sem coerência e coesão.

– Mantenha a uniformidade de seu texto não use períodos longos demais, nem excesso de pontos. Deve haver um equilíbrio procure estudar a respeito do uso do ponto final.

– Se não conhecer os sinais de pontuação não use. Exclamação, reticencias, dois pontos podem ser evitados caso não conheça muito bem. Mas se souber usar corretamente eles podem dar um valor maior a sua redação quando usados. Podem ajudar na interpretação do texto deixando-o mais fácil de compreender.

– Se usar dialogo em sua redação não esqueça de suar os sinais que o caracterizam dois pontos e travessão.

Paragrafação:

– Faça a marcação do paragrafo e durante toda sua redação siga-a;

– Não deixe as laterais com espaços vazios isto podo lhe causar pontos perdidos.

– Sempre escreva algumas linhas a mais do que esta sendo solicitado, mas nunca ultrapasse os limites da folha.

– Não se esqueça de começar os parágrafos, frases e nomes com letras maiúsculas.

– Mantenha sua redação limpa e sua letra deve ser legível.

– Não rasure seu texto, mas se isto acontecer faça apenas um risco sobre a palavra errada e escreva a correta em seguida.

– Só de um titulo a sua redação ser for solicitado do contrario de forma nenhuma deixe de marcar o titulo que escolheu.

– Não coloque carinhas ou corações sobre as letras como o i, o correto é o pingo. O mesmo deve ser respeitado quanto ao ponto final.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Vestibular capriche na sua redação!!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.