Educação

Como Fazer uma Redação Exemplar – Dicas

fazer-redaçaoSeja na escola ou em uma prova importante como vestibular ou concursos, a redação é sempre solicitada. Ela influencia muito na nota, pois é ali que o professor avalia sua facilidade e a qualidade em se expressar. Muita gente não gosta de fazer as redações, pois afirmam ser muito difícil, por nervosismo, vergonha de se expressar ou porque não têm o hábito de leitura. Separamos algumas dicas para você conseguir fazer uma redação exemplar na próxima prova.

Dicas

  • Como a redação faz parte de uma prova ou processo seletivo, evite usar uma linguagem coloquial e opte por termos mais formais. Ou seja, não faça uma redação escrevendo palavras que são usadas apenas no cotidiano, como por exemplo, gírias. Mas procure não usar palavras muito formais para tentar "falar difícil". Utilize as que você conhece o significado, assim você evita utilizar uma palavra no sentido errado.
  • Para textos dissertativos, que são aqueles em que você expõe a sua opinião, procure redaçao-como-fazerevitar os termos "eu acho", "eu penso" ou "quem sabe", pois elas dão um sentido de dúvida ao seu texto. Na dissertação é importante apresentar e discutir fatos sobre a questão proposta pela redação. Mesmo que seja uma dissertação e que você deva argumentar sobre o assunto, evite escrever na primeira pessoa (eu), a forma mais adequada é escrever na terceira pessoa do singular.
  • Para redação no estilo narração, quando descrever os personagens, se aprofunde nas descrições dos personagens, não descrevendo apenas o aspecto físico, mas também o social e psicológico. Também no gênero narração, deve existir um narrador (que não pode ser em primeira pessoa), personagens, um enredo (a história em si), cenário e deve-se especificar o tempo.
  • Quando escrevemos uma dissertação, falamos para um público universal, que pode ser qualquer pessoa. Quando for uma carta argumentativa, devemos nos dirigir a uma pessoa apenas, geralmente essa pessoa está escrita na proposta da redação.
  • livros-redaçaoNunca se deve fazer uma redação utilizando letra de forma, pois ela não distingue muito bem as letras maiúsculas e minúsculas. A letra "de mão" é a mais adequada.
  • Duas coisas que também devem ser evitadas são palavras repetidas muitas vezes e parágrafos muito grandes. Para as palavras, procure usar sinônimos para descrever. E nos parágrafos, sempre que for mudar de assunto, comece um novo parágrafo.
  • E a dica mais importante: crie o hábito de leitura, pois assim você expande seu vocabulário e consegue se expressar de uma forma mais clara e melhor.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.  

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.