Saúde

Rabanete ou Raphanus Sativus – Quais Benefícios para Saúde

Rabanetes recebe o nome cientifico de Raphanus sativus e é uma planta herbácea. Ela é pequena com folhas verdinhas e flores com somente 4 pétalas e são encontradas nas cores de tons brancas, rosa e roxo. E sua raiz em formato arredondado e com cascas de cor vermelha com a polpa branca que usamos. Eles costumam se desenvolver muito bem em lugares amenos para frio e gostam de solos muito férteis, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Precisam de luz para desenvolver e sua forma de plantio é através da semente. No Brasil os maiores produtores de rabanetes se encontram na região sul e na região sudeste. Seu crescimento é rápido entre trinta e quarenta e cinco dias e seus benefícios à saúde são muitos.

Rabanete

Quais Benefícios do Rabanete Para a Saúde

Rabanete pode ter se originado do sul da Ásia e eram conhecidos na Europa antiga e também no Egito.  Em Oaxaca no México existe uma festa todo ano no dia vinte e tres de dezembro que é conhecida como Noite dos Rabanetes onde os artesões confeccionam lindas esculturas apenas com rabanetes. Esta festa é comemorada por aproximadamente cem anos e costuma receber visitas de pessoas do mundo todo.

Rabanete-fest

Abaixo alguns beneficios do Rabanete:

Prevenção do Cancer: Rabanetes são vegetais crucíferos e estudos indicaram que os rabanetes são muito ricos em antioxidantes e outros componentes vegetais crucíferos que ajudam a prevenir o câncer. Ricos em fibras podem ajudar a combater o câncer de colón e os compostos conhecidos como isotiocianatos afetam as viag genéticas entre as células cancerosas induzindo assim a apoptose morte de células cancerosas.

Coração: Os antioxidantes existentes nos rabanetes reduzem os níveis de colesterol no organismo e desta forma diminui o risco de doenças cardíacas e até mesmo do ataque cardíaco.

Digestão: A produção de bile é estimulada pela ingestão de rabanetes e assim mantem o nível  saudável sendo muito bom para a digestão, o fígado e a vesícula biliar. Sendo muito ricos em fibra ajudam a tratar a obstipação.

Desintoxicante: Rabanetes ajudam a purificar o sangue e aumenta o seu nível de oxigênio sendo indicado para o tratamento da icterícia.

Diurético: Ajudam na função renal e também podem auxiliar no tratamento de problemas urinários já que o Rabanete é um diurético natural.

Pressão Arterial: Rabanetes são fontes muito boas de potássio e se ingeridos podem ajudar a regularizar a pressão arterial.

Diabetes: Com baixo impacto sobre os níveis de açúcar no sangue o rabanete são baixos no índice glicêmico e isto possibilita aos portadores de diabetes consumi-los sem se preocupar com os níveis de insulina.

Perda de Peso: Ricos em fibras, pobres em calorias e ainda de baixo valor glicêmico o rabanete podem estar presente em qualquer tipo de dieta formulada para emagrecimento.

Vitamina C: Ao consumir apenas um copo de rabanete já significa que se esta ingerindo catorze por cento da necessidade diária recomentada de Vitamina C.

rabanete-corte

Os benefícios continuam o rabanete concentra grandes propriedades medicinais e juntas suas raízes e folhas são tidas como poderosos calmantes, diuréticos, mineralizantes, alcalinizantes, tônicos para os músculos, antiescorbúticos, aperientes e eupépticos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Rabanete acrescente na sua dieta deixando-a saudável !!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.