Saúde

Quinoa Super Alimento – Benefícios e Como Consumir

Quinoa Super Alimento ou super grão é conhecida assim por que são muitos os seus benefícios para a saúde. Embora sua semente seja bem pequena ela é cheia de proteínas fibras e várias vitaminas e minerais. Ela tem o nome de Chenopodium quinoa Willd, e quinoa significa “grão materno” no idioma inca. No principio foi utilizada em países andinos há aproximadamente 7000 anos. Por um tempo foi considerada um alimento ruim, na segunda metade do século XX a quinoa passou a ser produzida também fora dos países andinos. A quinoa é livre de glúten e pode ser utilizada como um substituto para o arroz em todos os tipos de pratos. Quando cozida ela fica macia com um ligeiro sabor de noz. Ela também pode ser consumida na forma de farinha e flocos e adicionada a vários pratos salgados ou na massa de bolos e pães.

Benefícios Quinoa Super Alimento

A quinoa contém alto valor biológico por ser rica em proteínas e um fato mais importante é sua Biodisponibilidade. A proteína da quinoa além de absorvida será retida em nosso organismo. Segundo a  Organização Mundial de Saúde ela tem como proteína padrão a do leite portanto o perfil de proteínas da quinoa se compara com a do leite.

Compartilhamos abaixo alguns benefícios da Quinoa:

A quinoa pode ser considerada um grão não oleoginoso, com a melhor distribuição de macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos), ou seja, em 60% de carboidrato, 14,2% de proteínas e 5,8% de gorduras. Um pormenor muito importante é que a gordura presente na quinoa é representada em sua maior quantidade por ômega 3 e 6.

Excelente fonte de ferro ela é considerada o segundo grão com maior teor de ferro 10,9 g de ferro a cada 100 g de quinoa crua. Sabemos que ela possui aproximadamente 550 vezes mais ferro do que o feijão perdendo apenas para o Amaranto.  O ferro é muito importante porque entra na composição da hemoglobina, transportadora de oxigênio na para todo o corpo. Também da mioglobina, que transposta o oxigênio nas fibras musculares, síntese de DNA e metabolismo energético.

Um dos grandes benefícios associado à quinoa é a diminuição do risco de alergia. Principalmente em quem têm reações adversas a certos grãos por causa do glúten. Algumas organizações públicas recomendam o uso da quinoa para substituir o trigo. Por esta característica e também pela facilidade em ser digerida, a quinoa também se tornou um alimento indicado na dieta de crianças e bebês.

Devido ao seu teor significativo de fibras da quinoa pode ser utilizada para reduzir os níveis de colesterol. As fibras ajudam na digestão dos ácidos biliares que são feitos, em parte, de colesterol. Com a melhora da digestão, o fígado absorve o colesterol do sangue para criar mais ácidos biliares, reduzindo assim a quantidade de LDL, o mau colesterol.

Como Consumir Quinoa Super Alimento

A quinoa também pode ajudar durante as dietas e regimes já que ajuda na saciedade. Ela ajuda a acumular varias vezes seu peso em água e estimula a mastigação. Juntos irão disparar a sensação de saciedade mais rapidamente.  Apesar de não existir quantidade diária recomendada para quinoa, vale bastante coloca-la  semanalmente em seu cardápio. Ela pode ser consumida na forma de grão ou processada em flocos ou farinha. É indicada para compor pratos como saladas, em prato substituindo cereais, enriquecendo sopas, pães, bolachas, papinhas, etc.

 Compartilhamos abaixo como preparar a quinoa:

-Ferva 2 xícaras de água

-Adicione 1 xícara de quinoa

-Adicione sal a gosto

-Cozinhe por 15 minutos em fogo baixo

-Após os 15 minutos, apague o fogo e deixe descansar por aproximadamente cinco minutos

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! O super alimento Quinoa que pode ser incorporado a dietas! Deixe seu comentário.

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