Saúde

Queloide – O Que É e Quais os Tratamentos

Queloide é uma das maiores preocupações de quem faz uma cirurgia, é uma cicatriz muito feia e acaba por prejudicar o visual da cirurgia principalmente se for um procedimento para tratar a estética. Muitos pensam que qualquer tipo de cicatriz é uma queloide mas isto não é verdade.

Queloide

O que é uma Queloide

Queloide acontece quando existe um crescimento excessivo do tecido onde há um ferimento e curado vira uma cicatriz. São lesões na pele salientes, avermelhadas, as vezes da cor rosa ou escura e pode acontecer em qualquer cicatriz que existir na pele. Se transformam em um problema estético apenas, já que não são malignos, nem contagiosos e não causa dor. A Queloide normalmente acontece em negros ou asiáticos por um fator genético a cicatriz pode ficar alta após três semanas a três meses de uma cirurgia e desta forma definitivamente. O queloide acontece por uma produção descontrolada de colágeno e quando isto acontece a cicatriz fica em alto relevo invadindo inclusive a pele saudável aumentando assim a região inicial da lesão.

Quais os Tratamento Para Queloide

A queloide pode aparecer em lugares imprevisíveis do corpo, mas os locais mais comum são a frontal do tórax, ombros, costas e parte de cima dos braços. Traz apenas problemas estéticos e quando acontece na face, na orelha ou nariz a lesão interfere muito na alta estima causando problemas emocionais. Não existem tratamentos simples ou pomadas que resolve o problema da queloide, mas já podemos citar alguns tratamentos que juntos podem amenizar melhorando o aspecto da cicatriz.

Abaixo compartilhamos algumas opções para o tratamento que deve ser começado o mais rápido possível para que os resultados sejam benéficos:

Injeção: Injeção de corticoide, normalmente é utilizado o acetato de traincinolona e seu uso no inicio do problema pode diminuir as queloides. Ela impede que as cicatrizes aumentem muito e ainda faz com que fiquem mais baixas. Devem ser usadas a cada um ou dois meses. Há também uma técnica recente de aplicação com nitrogênio líquido em cima da cicatriz por quinze segundos antes de ser aplicada a injeção de corticoide. Isto faz com que a dor seja menor e torna a região mais mole o que ajuda a aplicar o medicamento.

Queloide-injeção

Gel: O gel de silicone deve ser colocado sobre a cicatriz logo no inicio. Este procedimento deve ser feito de forma rapida através da colocação de laminas ou placas de gel de silicone sobre a queloide como um adesivo sobre a pele e com isso se obtém um resultado muito melhor. Devem ser aplicados sobre a cicatriz diariamente por um período de dois a três meses.

Queloide-geloo

Cirurgia: Se o queloide for velho ou se os cuidados e tratamentos não derem resultado a cirurgia pode ser a opção a ser adotada. Através da cirurgia a velha cicatriz é removida e a nova é tratada rapidamente com corticoides e gel de silicone. Com a utilização desta técnica é possível se obter um bom resultado em aproximadamente oitenta por cento dos casos. A nova cicatriz aparece quase sempre com uma aparência bem melhor do que a velha com queloide.

queloide-cirurgia

Radioterapia: Este tipo de radioterapia conhecida como betaterapia tem seu inicio no primeiro dia após uma cirurgia e é muito eficaz, mas não se tem muitas informações a respeito de sua segurança por longos períodos de aplicação. A quantidade de radiação usada é muito baixa fazendo com que seja difícil a formação de tumor maligno. Esta técnica é muito usada, mas mesmo assim ainda existe a necessidade de um estudo maior a respeito de sua utilização para que se possa dizer que é 100% seguro para utilização em pessoas mais jovens.  

Queloide-radio

Fluoracil: Uma droga quimioterápica utilizada para tratamento em determinado tipos de câncer e sua utilização sobre o queloide tem dado bons efeitos quando associados com o uso de corticóides e terapia a laser.

queloide-pomada

Laser: A aplicação do laser em cicatrizes ainda é polêmico por ser um tratamento muito caro e o médico responsável por sua aplicação deve ter experiência com esta técnica. Os tratamentos a laser que obtiveram melhores resultados foi quando utilizaram juntamente com as injeções de corticoides e fluoracil.

Queloide-laser

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria?  Queloide tem tratamento procure seu médico! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.